Educação

Professoras fantasiam criança negra de macaco

A criança já estava fantasiada de palhaço, mas as professoras o escolheram para vestir uma máscara de macaco durante festa temática de circo na escola.

Professoras vestem aluno de macaco
Mãe denuncia escola por racismo( foto:reprodução/G1)

A mãe da criança fez uma denúncia após ver o vídeo da escola no Instagram. No vídeo em questão, o menino está fantasiado de palhaço e as professoras o fizeram usar máscara de macaco enquanto as crianças cantavam: “Você virou, você virou um macaco”.

Dias antes do ocorrido, a escola enviou um comunicado na agenda do aluno, avisando aos responsáveis que as crianças deveriam comparecer fantasiadas de acordo com a temática “Circo”. A mãe da vítima, então, comprou fantasia de palhaço

No dia seguinte, foi publicado na rede social no perfil da escola o vídeo em questão.

Ao G1, a mãe afirma: “Ele não pediu para ser o macaco, a professora escolheu ele. Ele é uma criança muito alegre, muito ‘espoleta’, e no vídeo dá pra ver que ele está desconfortável, está perdido ali”

“Foi uma atividade para todas as crianças. Por que escolher meu filho para ser o macaco? Por que uma criança preta, sendo que ele já estava com roupa de palhaço? Toda vez que falo [sobre o assunto], já começo a tremer. Eu já sofri muito preconceito e aguentei calada. Mas estou num processo de descoberta, inclusive fazendo transição capilar. Então tocou em uma ferida aberta.”, declarou Stephanie ao G1.

A escola Centro Educacional Infantil (CEI) Monte Carmelo II, que é administrada pela Associação Evangélica Monte Carmelo, lançou uma nota.

Nota na íntegra: 

Nota de esclarecimento (Foto: Reprodução/CEI de Monte Carmelo)

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo afirmou: “O caso será apurado e a Diretoria Regional de Educação (DRE) notificará a Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela unidade para esclarecimentos, sob risco de penalização, conforme legislação. A DRE está à disposição da responsável pela criança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *