Uncategorized

UniBH promove campanha internacional contra a hipertensão com atendimento à comunidadee 

May Measurement Month chega ao campus com ações educativas e aferições gratuitas de pressão arterial
 

No dia 12 de maio de 2025, o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) deu início à campanha May Measurement Month (MMM), em parceria com instituições internacionais, reforçando seu compromisso com a saúde pública. A iniciativa é liderada pelo Comitê de Voluntariado do curso de Medicina e tem como foco principal a conscientização da população sobre os perigos da hipertensão arterial sistêmica — condição silenciosa, mas com elevado risco de causar complicações como AVCs e enfartes.
 

Ao longo dos meses de maio e junho, diversas atividades estão a ser realizadas na Clínica Integrada de Saúde e numa tenda especialmente instalada na entrada do campus. Entre as ações, destacam-se as aferições gratuitas de pressão arterial, orientações sobre hábitos de vida saudáveis e estímulo à mudança de comportamentos de risco, promovendo um estilo de vida mais equilibrado e consciente. A ação é aberta ao público, e quem se interessar pode comparecer às tendas às segundas, quartas e sextas-feiras, ou em qualquer dia útil na Clínica Integrada de Saúde do UniBH.
 

A campanha também possui um caráter investigativo. Pessoas com pressão arterial alterada durante as medições serão convidadas a participar de um estudo clínico desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Clínica da Ispirali. Este estudo visa avaliar intervenções medicamentosas no tratamento da hipertensão, contribuindo para o avanço da ciência e da medicina preventiva.
 

Para o professor Luís Antônio Batista Tonaco, docente de Habilidades Médicas no UniBH, a campanha fortalece a integração entre ensino, pesquisa e cuidado humanizado: “Esta ação reforça a importância do cuidado com a saúde cardiovascular, promovendo a conscientização sobre a hipertensão, uma condição muitas vezes silenciosa.” Com iniciativas como esta, o UniBH reforça seu papel ativo na promoção da saúde e na aproximação com a comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *