Destaque

Primavera e cervejas leves: por que combinam tanto e quais os estilos ideais?

Professor da Academia da Cerveja explica que Witbier, Pilsner e Session IPA são estilos que combinam com a chegada dos dias mais quentes

Com a chegada da primavera, os dias mais quentes pedem por uma refeição refrescante e uma bebida que complemente a leveza da estação. Nesse cenário, as cervejas leves se destacam como a escolha ideal, e, entre elas, a witbier ganha destaque. Alexandre Esber, mestre-cervejeiro e professor da Academia da Cerveja, escola cervejeira da Ambev, explica que essas cervejas belgas que levam trigo na sua receita são conhecidas por suas notas cítricas e especiarias, que fazem uma combinação perfeita com o clima primaveril.

“Estilos como witbier e pilsner não apenas refrescam, mas também harmonizam bem com a variedade de sabores encontrados nas refeições da primavera”, afirma Esber. “A witbier, por exemplo, vai muito bem com pratos à base de frutos do mar, queijos leves, bruschettas e torta de limão, enquanto as pilsners são ideais para pratos grelhados e, até mesmo, para saladas frescas, petiscos mais simples, como batata frita e comidinhas de boteco”, explica.

Para aproveitar a primavera, que tal um piquenique no parque harmonizando uma witbier? Esber explica que quiches, saladas de folhas verdes e frutas frescas são perfeitas para esses momentos. Na praia, a witbier combina com camarões grelhados, trazendo frescor e leveza nessa combinação litorânea.

A Session IPA também é uma excelente escolha para a primavera, especialmente em encontros mais prolongados. Com seu amargor presente e teor alcoólico mais baixo dentro do estilo, ela é ideal para harmonizar com hambúrgueres artesanais e petiscos como nachos. Em festas à beira da piscina ou churrascos ao fim de tarde, essa cerveja traz intensidade de sabor sem pesar, tornando-a perfeita para aproveitar longas conversas ao ar livre.

Sobre a Academia da Cerveja

A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo criado em 2020 pela Ambev para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida, elevando o setor brasileiro à alta performance. A iniciativa representa a materialização de projetos voltados à educação cervejeira nos últimos anos e da parceria entre importantes componentes do mercado nacional e internacional, como a VLB Berlin, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres. A Academia da Cerveja oferece programação de cursos cervejeiros, nos níveis básico, intermediário e avançado, nos formatos online e presencial, em sua sede física em Pinheiros, São Paulo.