Júlio Marotta apresenta sua diversidade musical em shows na capital mineira
Artista mineiro celebra sua trajetória que atravessa 20 anos; primeira apresentação acontece dia 17 de setembro no Centro Cultural Salgado Filho, em BH
Natural de Belo Horizonte, o cantor e compositor Júlio Marotta cresceu na região do Barreiro, na capital mineira. O artista apresenta o show “Júlio Marotta – Trio”, acompanhado por Paulo Leão no baixo e Ciro Trevisan na bateria, em um encontro entre a poesia de suas composições e a música. Marotta apresenta seu trabalho em dois shows: dia 17 de setembro, no bairro Salgado Filho, e 19 de setembro, no bairro Indústrias I –Barreiro, na capital mineira. A entrada para os shows é gratuita.
Celebrando uma trajetória que atravessa os últimos vinte anos de apresentações em variados palcos, o artista apresenta nos dois shows canções de todos os seus lançamentos, desde o EP “As Rodas do Tempo”, de 2018, até o álbum “Júlio Marotta”, de 2022. Com uma musicalidade plural que explora diversos ritmos e gêneros brasileiros, mas não só, Júlio Marotta revela um gosto pela emoção e pela mistura, e, nesses shows, celebra sua carreira, ao mesmo tempo em que inicia um novo ciclo de composições e criações musicais. .
Trajetória
Júlio Marotta é licenciado em Letras pela UFMG (2015) e formado em violão popular pela Bituca Universidade (2024). Desde cedo, o artista seguiu os passos da música. Em 2018, mudou-se para Portugal e, coincidentemente, o músico morou em um município de mesmo nome do seu bairro de infância: o Barreiro, localizado à margem sul do Rio Tejo. O tempo em que passou em Portugal, inspirou o artista a compor a canção “Cidade do Sol”, uma das oito faixas do autointitulado disco que Júlio lançou nas plataformas digitais.
Na canção “Contando Montanhas”, que também faz parte do álbum lançado em 2022, enquanto estava em Portugal, Júlio narra suas viagens pelas montanhas de Minas Gerais. A música traz participação especial da também mineira Érika Machado. “Vou correndo pra ti/ Abre os braços para me receber sem temor/ Esse amor é um rio que corre/ É a fonte, é a fonte da água mais pura/ Vou correndo para Belo Horizonte encontrar meu amor/ Eu vou, mas eu sempre volto, amor”, dizem os versos da canção.
Infografia do artista
EP “As Rodas do Tempo” 2018
Lançado em 12 de setembro de 2018 com show na Idea Casa de Cultura, em Belo Horizonte, o EP “As Rodas do Tempo” é composto de quatro composições do próprio artista e promove um encontro entre a poesia e a música, quando se dispõe a tratar de temas como a vida, a morte, o amor e a cidade, a partir de arranjos e sonoridades que dialogam com o folk, o rock, e com a música popular brasileira e belorizontina. Também, a híbrida da capital mineira está presente nas letras, cores e sonoridades do álbum, urbano e rural, elétrico e acústico.
Single “Senhor dos Ventos” 2020
Produzido em 2013, o single “O Senhor dos Ventos” só seria lançado em 2020 pelo selo musical Loop Discos, em Lisboa, local onde Júlio viveu por quatro anos(2018-2022). Na linha do tempo de sua obra fonográfica, a canção representa uma espécie de volta às origens, com uma sonoridade influenciada pelo rock e um ambiente tipicamente melancólico e agressivo, características do gênero.
Single “Pelo Espelho” 2020
Lançado em conjunto com “O Senhor dos Ventos”, “Pelo Espelho(ou 3096 dias)” é uma balada pianística que revela a forte e indelével influência dos Beatles na composição e linguagem do artista. Baseado na história de Natascha Kampush, uma menina austríaca que foi sequestrada e passou 3096 dias em cativeiro até conseguir fugir, a canção apresenta um terceiro olhar para a história, e carrega em sua melodia um lirismo profundo.
Álbum “Julio Marotta” 2022
Morando em Portugal, o artista lança, em 2022, seu primeiro álbum, “Júlio Marotta” onde apresenta um rico repertório musical em oito canções. Nascido no Barreiro, na capital mineira, ao chegar a Portugal, foi morar na região do Barreiro, na margem sul do Rio Tejo. A travessia de barco diária rendeu uma das melhores canções do trabalho, “Cidade Sol”, tema do disco em que Júlio toca todos os instrumentos. O álbum é um passeio por diversos caminhos estéticos e variadas instrumentações, e tem a saudade de casa como eixo temático.
Este projeto é viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Edital Descentra 2024
SERVIÇO:
Show “Júlio Marotta – Trio”
Dia 17 de setembro- quarta feira- no Centro Cultural Salgado Filho
Rua Nova Ponte, 22 – Salgado Filho- Belo Horizonte
Horário: 19:30h
Entrada Franca
Dia 19 de setembro- sexta feira- no Centro Cultural Bairro das Indústrias
Rua dos Industriários, 289 – Indústrias I -Barreiro-Belo Horizonte
Horário: 19:30h
Entrada Franca
FOTOS: Divulgação Júlio Marotta