Galeria Mundo: Exposição de fotógrafas brasileiras promove arte e oficinas gratuitas em Belo Horizonte
Projeto fica exposto em Belo Horizonte até 15 de abril e apresenta ao público cerca de 50 obras de 13 fotógrafas brasileiras contemporâneas.
A Galeria Mundo realiza, nos dias 12, 15 e 16 de abril, duas oficinas gratuitas voltadas à experimentação artística e à reflexão sobre o uso da arte como ferramenta de expressão, educação e ocupação dos territórios urbanos. As atividades serão presenciais, com vagas limitadas, e são voltadas a pessoas interessadas em arte, imagem, educação e intervenção urbana — não sendo necessário ter experiência prévia.
Neste sábado, acontece a oficina “Colando ideias no mundo: impressões insubordinadas”, com o multiartista e arte-educador Bê de Sá. A proposta é apresentar o lambe-lambe, tradicional técnica de cartaz de rua, como forma de expressão autoral, crítica e criativa. Durante os encontros, os participantes irão produzir cartazes a partir de colagem, fotografia, desenho e escrita, culminando em uma intervenção coletiva ou individual em algum espaço urbano escolhido pelo grupo.
Bê de Sá é jornalista, arte educador e especialista em Fotografia Contemporânea e Aprendizagem Criativa. Atua há quase duas décadas no campo da arte e da educação, com foco em temas como gênero, sexualidade, etnografia de grupos tradicionais e urbanos, sempre por meio de uma abordagem relacional, poética e inventiva.
Já nos dias 15 e 16 de abril, é a vez da oficina “Imagem, Educação e Territórios”, ministrada pelo cineasta e educador Gustavo Jardim. A atividade propõe uma imersão no cinema como linguagem capaz de articular experiências entre salas de aula, comunidades, espaços culturais e educativos. A partir de uma abordagem teórico-prática, os participantes irão desenvolver perguntas e reflexões que conectam arte, educação e território, culminando na criação de narrativas visuais e no compartilhamento das produções. A oficina será realizada no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, BH), das 10h às 12h30, nos dois dias.
Gustavo Jardim é mestre em Educação e doutor em Comunicação Social, com pesquisas voltadas ao cinema experimental e às pedagogias críticas. É autor do livro “A Imagem Emaranhada: territórios e singularidades em cinema e educação”, e desenvolve atualmente um pós-doutorado na área de Artes, Tecnologia e Comunicação. Atuou como coordenador da Rede KINO de Cinema, Audiovisual e Educação na América Latina e do Laboratório e Arquivo de Imagem e Som da UFMG.
As oficinas integram a programação da Galeria Mundo e visam estimular a produção artística como prática educativa e política de ocupação dos espaços urbanos.
Visitas Guiadas e Conversas com as Artistas
No sábado, 12 de abril, às 11hs, as fotógrafas Andressa Zumpano, Daniela Paoliello e Aziza Xavier estarão presentes no local da exposição, no Parque Municipal de Belo Horizonte, para conversar com o público sobre seus processos criativos e práticas fotográficas. Além disso, mediadores culturais estarão presentes ao longo de todos os dias para estimular o pensamento e o diálogo com os espectadores.
Turmas escolares e outros grupos podem participar da mostra de forma espontânea, mas a coordenação do projeto sugere que marquem o horário da visita através do email interludica.arte@gmail.com.
Acessibilidade e inclusão
Para ampliar o debate e o acesso às obras, a exposição vai ter visita guiada para o público surdo, com intérprete de Libras, no domingo (13), às 15h. Além disso, as imagens expostas terão recursos de audiodescrição, permitindo que um público mais diverso possa vivenciar a experiência artística.
O projeto Galeria Mundo foi fomentado pela Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023, e possui produção e realização de Interludica e Jurubeba.
Serviço:
Galeria Mundo II – Exposição de Fotografia Feminina
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Avenida Afonso Pena.
Horário: 10h às 13h e 14h às 17h (visitas guiadas)
Acesso: gratuito | Acessibilidade: Intérprete de Libras e Audiodescrição das imagens.