Felicidade 360º, por Dra Marielaine Gimenes e Dra Fernanda Reis
O Modelo Denver de Intervenção Precoce foi desenvolvido nos anos 80 para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), focando em interações dinâmicas e afeto positivo para estimular o interesse nos pequenos. O ensino intensivo visa ampliar:
1. Orientação social: reconhecimento facial, expressões e propriocepção, promovendo interesse por rostos.
2. Linguagem social: incentiva a comunicação verbal e não verbal.
3. Jogos sociais: aumenta interações e motivação para contatos sociais.
4. Brincadeira simbólica: aprendizado de conceitos abstratos.
5. Desenvolvimento motor e autonomia pessoal: treina independência em diferentes contextos.
A participação familiar é crucial. Utilizando princípios da Análise do Comportamento Aplicada e Psicologia do Desenvolvimento, o modelo enfatiza o ambiente e contexto na comunicação eficaz. Habilidades são ensinadas paralelamente, fortalecendo pontos fortes e trabalhando os pontos fracos. A atenção compartilhada é fundamental, desenvolvendo gestos comunicativos naturais e convencionais.
O desenvolvimento inclui competência social, imitação, cognição e habilidades motoras. A terapia, por sua vez, prioriza afeto positivo e compromisso relacional. A imitação é essencial para vocabulário e habilidades sociais. O modelo rastreia habilidades desde movimentos simples, visíveis (como movimento de mãos e dedos) até complexos (fora do campo visual), movimentos de boca e bochecha (orofacial) e vocal.
A comunicação receptiva e expressiva são fundamentais, diferenciando compreensão e expressão. O desenvolvimento linguístico segue etapas como fase pré-linguística, explosão vocabular, e uso de frases.
O ensino neste modelo enfatiza:
1. Iniciar atividades pelo interesse da criança.
2. Marcar aspectos linguísticos e afetivos positivos.
3. Manter a atividade interessante e motivadora.
4. Desenvolver atividades em parceria.
5. Variar temas para aprendizado e engajamento.
6. Estimular vocabulário e simbolos.
7. Valorizar afeto positivo.
8. Observar e responder à comunicação da criança.
Desenvolvimento sólido é crucial para aprendizado, exigindo envolvimento atencioso do adulto.
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