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Como a aparência e postura influenciam a percepção e o sucesso de candidatos nas eleições

Artigo escrito por: Aline Fav, consultora de imagem

A construção de uma imagem coerente aos valores do candidato é essencial para moldar a percepção do eleitorado e a eficácia da mensagem política. E quando falamos em “primeira impressão” o visual conta mais ainda. Antes mesmo de falar, a imagem já diz muito e é captada em milésimos de segundos. Em um piscar de olhos pode atrair ou repulsar possíveis eleitores.

A aparência, o comportamento e a postura dos candidatos influenciam diretamente a confiança e a credibilidade. Uma imagem bem trabalhada ajuda a construir uma identidade forte, diferenciando o político dos opositores e facilitando a identificação com o eleitorado. Podemos inserir força quando necessário e também tirar peso visual quando a situação pedir. O que vale é favorecer a imagem pessoal ao ponto de a fazer condizente com a cultura da comunidade e assim poder atrair o apoio popular. Uma boa presença visual fortalece a mensagem política enquanto qualquer “ruído” pode arruinar toda a construção de imagem.

Em um cenário midiático, uma linguagem não verbal atraente e consistente é essencial para uma comunicação eficaz e memorável. Portanto, a consultoria de imagem é um investimento estratégico fundamental para o sucesso e a influência de um político.

Em política, a imagem pessoal não é apenas uma questão de estética, mas elemento essencial para o sucesso e a percepção pública de um líder. Construir e manter uma imagem coerente com os valores e objetivos políticos pode ser determinante na conquista e na manutenção do apoio popular, além de influenciar a eficácia das ações e da comunicação política.

A consultoria de imagem e estilo tem que levar em consideração vários fatores. Todo contexto visual do candidato precisa ser pensado. Não adianta investir apenas na vestimenta, cores do partido e esquecer da própria essência e propósitos reais como indivíduo. Isso pode soar falso e o povo almeja sinceridade e clareza.

A comunicação entre o candidato e o público será tão mais eficaz quanto assertiva ao se reduzir esse abismo entre o objetivo e a comunicação visual, propiciando o acerto na mensagem transmitida.

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