Mulheres no digital: curso de empreendedorismo feminino com foco em destrava emocional e Marketing Digital tem mudado a história de muitas mulheres nas regiões de Santos e São Vicente
O projeto é uma iniciativa do Instituto Rede Mulheres Que Decidem, e tem como propósito capacitar mulheres empreendedoras no âmbito digital
‘Distribuição de riqueza’, é assim que a empresária Priscilia Queiroz começa definindo o projeto ‘Mulheres no Digital’, uma iniciativa idealizada pelo instituto Rede Mulheres Que Decidem, no qual ela é representante. Com sedes nas cidades de Santos e São Vicente, litoral sul da grande São Paulo, o curso de capacitação profissional em marketing digital tem mudado a vida de muitas micro-empreendedoras das regiões.
O programa tem como base três pilares: inovação emocional, vendas e o marketing digital: ‘O curso começa trabalhando a destrava emocional, uma metodologia que eu trago, onde é ensinado às nossas alunas, a importância de possuir uma força emocional para seguir os pilares mais técnicos, inicia Priscilia. ‘Assim que essa necessidade é entendida, entram as nossas profissionais especializadas em vendas compartilhando técnicas mais concentradas na produção de conteúdo para as redes sociais e construção de uma autonomia digital’, completa a empresária.
Em uma sociedade cada vez mais conectada, às redes sociais se tornam grandes aliadas para essas empreendedoras, principalmente aquelas que ainda não tem a sua marca consolidada. Redes como Instagram e Tik Tok, principais plataformas trabalhadas no curso, impulsionam as vendas dessas profissionais, permitindo que elas se conectem com novos clientes de várias regiões do país e até do mundo.
Para a jovem Camila Félix, empreendedora na área da beleza e aluna do curso Mulheres no Digital, a possibilidade de passar mais tempo com o filho pequeno foi o que a motivou a trabalhar por conta própria. A moça, que era jovem aprendiz, viu o seu futuro ser impactado totalmente ao descobrir uma gravidez na adolescência.
Logo após a descoberta, ela passou a empreender, mas ainda faltava um entendimento sobre como funcionava esse novo desafio. ‘‘O RMQD me mostrou que eu estava no caminho certo, eu só estava meio perdida. Eu comecei fazendo o curso A Liderança da Mulher Decidida, só que ainda havia uma necessidade de aprender a divulgar o meu trabalho nas redes sociais, foi então que eu fiz O Mulheres no Digital e hoje eu já tenho o meu WhatsApp comercial, o meu catálogo e já consigo vender online’, conta Camila.
O curso é totalmente gratuito, possui certificação profissional e tem uma duração de 11 meses, totalizando uma carga horária de 40 horas. A grade é dividida em dois semestres, sendo o primeiro presencial e o segundo online. Já os encontros costumam ser semanais com uma carga diária de 2 horas.
Para participar é preciso passar por um processo seletivo idealizado por alguns critérios: ser mulher em situação de vulnerabilidade social, empreendedora e ter noções básicas de redes sociais. Com o sucesso do projeto, a intenção da RMQD é expandi-lo para todo o Brasil.
FONTES
Fonte: Priscilia Queiroz, empresária e fundadora do Instituto Rede Mulheres Que Decidem
Fonte adicional: Camila Felix, empreendedora de beleza e estudante