Vôlei Feminino: da derrota à redenção em menos de 24 Horas
Nesse fim de semana a seleção feminina de vôlei enfrentou no ginásio Nilson Nelson em Brasília, as seleções da Itália (no sábado) e a da Sérvia (no domingo).
Leia também em seguida: Rover Perseverance acha lixo espacial em marte
Na tarde de sábado, o Brasil enfrentou a forte seleção italiana e quebrou a sequência de cinco vitórias brasileiras. A seleção brasileira sofreu muito no jogo, principalmente com os erros, foram 26 no jogo, ou seja um set inteiro para o adversário.
O primeiro set, o Brasil começou marcando o primeiro ponto do set com Kisy, e logo depois a defesa brasileira pegou Egonu no bloqueio, mostrando que o Brasil estava ligado no jogo. A Itália chegou a abrir três pontos de vantagem no início do set, entretanto, as brasileiras foram atrás e Pri Daroit empatou o jogo. Na metade do set, a Itália se sobressaiu, e abriu vantagem no placar, a seleção até tentou correr atrás e forçar uma virada no set, mas foi em vão e as italianas fecharam o set em 25 a 17.
Leia mais: Deputada é contra PL de educação financeira e sofre críticas
O segundo set, o Brasil começou com os muitos erros, e logo as italianas abriram vantagem no placar com belos pontos de Egonu e Bosetti, o placar estava 7 a 3 e nada no Brasil dava certo. As brasileiras erravam saque, e nada que o técnico José Roberto tentava, fazia efeito. As italianas se aproveitaram disso e fecharam o set em 25 a 15.
O terceiro set era decisivo para ambas as seleções, a Itália queria fechar o jogo em 3×0 e o Brasil precisava se manter vivo no jogo. As brasileiras entraram ligadas para o set e logo abriram vantagem no placar. As italianas estavam perdidas em quadra, e as brasileiras estavam dando show. Logo fecharam o set em 25 a 14.
Veja mais: Deputado Domingos e a “PEC do Equilíbrio entre os Poderes”
Mas a esperança da virada durou pouco, as italianas voltaram para o quarto set decididas a encerrar o jogo. Logo elas abriram 6 a 2 sobre as brasileiras, em um ataque errado de Gabi, a Itália abriu 10 a 3 no set. As italianas não erravam, e conseguiram fechar o set em 25 a 14. E o jogo em 3 sets a 1.
Após o jogo, o técnico José Roberto Guimarães falou sobre a derrota:
“Desanimar não pode. Jamais. Nós temos 12 horas para remoer essa derrota e virar a página. Nós temos de pensar na Sérvia. Essa derrota fica como lição e aprendizado de como temos de fazer. Temos de estudar nossos erros e nossos acertos. Mas principalmente nossos erros. E começar a pensar no nosso próximo adversário.”
Redenção com a torcida
No domingo a seleção enfrentou a Sérvia, com uma postura completamente diferente. Era a última partida diante da torcida brasileira antes de seguir para Bulgária e era necessária à redenção.
O primeiro set, as brasileiras começaram atrás no placar, mas não durou muito e logo veio a virada no set. No jogo contra a Sérvia o bloqueio estava funcionando e logo abriu uma vantagem de 8 a 5 no placar. As sérvias chegaram a encostar no placar, mas não foi o suficiente para abalar a confiança brasileira, que fechou o set em 25 a 21.
Leia também: Reajustes da Petrobrás no ICMS causam polêmica
No segundo set, as brasileiras estavam impiedosas, e logo abriram uma vantagem de sete pontos sobre as sérvias, o jogo das brasileiras era leve. O bloqueio rendeu 14 pontos e logo o Brasil fechou o set em 25 a 9.
As sérvias entraram para o terceiro set decididas a sobreviver no jogo, e tão logo abriram uma boa vantagem no placar de 9 a 6, mas logo o Brasil buscou empatar o set É a virada veio em um belo bloqueio de Pri Daroit e o placar marcava 13 a 12, o Brasil virou o placar. As brasileiras se distanciavam no placar, até que Gabi fechou o set e o jogo com uma pancada. O set fechou em 25 a 21 e o jogo em 3 sets a 0 para o Brasil.
Após a vitória o técnico José Roberto Guimarães falou sobre o jogo:
“Foi incomparável. É uma coisa que estamos tentando melhorar no dia a dia, é a relação bloqueio-defesa. O que faltou contra a Itália, fizemos cinco pontos de bloqueio, ficamos muito vulneráveis. Mas hoje nosso saque já foi melhor e, principalmente nosso passe. Contra a Itália quebramos muito. Hoje, o time já estava com outra cara, outro astral.”
O jogo contra a Sérvia foi a última da segunda rodada da Liga das Nações, agora a seleção treina em Barueri e depois segue para Bulgária onde vai enfrentar Coreia do Sul, Tailândia, China e Bulgária entre os dias 29 de junho ao dia 3 de julho. O Brasil encerrou sua passagem diante de sua torcida com seis vitórias e duas derrotas.
Leia também em seguida: Varíola dos macacos tem primeiro caso confirmado no Brasil