Entretenimento

Vem aí a 27ª edição do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga (CE)

No Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, a cidade serrana de Guaramiranga é palco de um dos mais tradicionais eventos do gênero realizados no país. Acesso gratuito.

Tem novidade no tradicional Festival Jazz & Blues, que chega à 27ª edição no Carnaval de 2026, de 14 a 17 de fevereiro. Realizado desde 2000 em Guaramiranga, no Maciço de Baturité (cerca de 100Km de Fortaleza), o evento este ano retorna a dois importantes espaços da cidade que abrigaram as edições até 2010: os shows da noite, às 21h, serão no Teatro Municipal, localizado na praça central da cidade; e os espetáculos no fim de tarde, às 16h, voltam à icônica escadaria da Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição, um dos cenários mais encantadores da sede do município. 

Os shows no teatro e na escadaria vão acontecer nos três primeiros dias – sábado (14), domingo (15) e segunda-feira (16). As Igrejas da Gruta (Capela de Nossa Sra. de Lourdes) e Matriz de Nossa Sra. da Conceição e a Praça do Teatro Municipal recebem apresentações na manhã da terça-feira (17). Ensaios abertos no Teatro, Café no Tom (bate-papos com atrações do festival no restaurante Basílico), além de ações formativas e ambientais completam a programação. Tudo com acesso gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos, livre para todas as idades e com recursos de acessibilidade. 

O 27º Festival Jazz & Blues é uma realização do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc e Lei Federal de Incentivo à Cultura; e da Via de Comunicação. Tem apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados; e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Apoio cultural: Enel e Cegás. Patrocínio: Minalba Brasil. Integra a Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará (FACE). O público é convidado a doar 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será direcionado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. 

As atrações do 27º Festival Jazz & Blues

Nos palcos, atrações cearenses, nacionais e internacionais com sons que passam também por gêneros afins, regionais e outras vertentes da música brasileira. 

Entre os nomes desta edição do Jazz & Blues estão a cantora, compositora e violonista Rosa Passos, com o show “Suíte Brasileira”; o instrumentista, cantor e compositor senegalês Momi Maiga, que em turnê internacional com seu quarteto aporta no Festival em Guaramiranga; o violinista francês Nicolas Krassik, radicado no Brasil desde 2001 e é hoje um dos nomes mais respeitados da música instrumental brasileira; o mineiro Beto Guedes, com uma trajetória caracterizada por sua profunda habilidade técnica e capacidade de fusionar uma variedade de gêneros musicais. 

E mais, o instrumentista, o paulista Fauzi Beydoun, a voz marcante da lendária banda de reggae maranhense Tribo de Jah, com uma carreira de quatro décadas, e leva a Guaramiranga o show solo “Bossa Reggae & Blues”; e a jovem cantora Analu, que cedo revelou-se como intérprete e aos 17 anos já tem no currículo participação em festivais como o Festival de MPB e Jazz de Nova Iorque, International Jazz Day e o Festival de Jazz de SantAdreu, em Barcelona. 

Do Ceará, sobem aos palcos o multiinstrumentista cearense Moacir Bedê e convidados, comemorando 40 anos de música; Grupo Murmurando e Adelson Viana com o show “De Cá Pra Lá”, fruto do álbum lançado em 2025; Adriano Azevedo e Miquéias dos Santos, respectivamente bateria e contrabaixista dos mais reverenciados da cena instrumental; Orquestra Cabulosa com o clarinetista mineiro Caetano Brasil; o quinteto do pianista de jazz Thiago Almeida; os bluseiros Claudio Oliveira, Felipe Cazaux e Roberto Lessa com o show “Tributo aos Kings”, uma homenagem a Albert King, B.B. King e Freddie King; e o grupo Jazzera, de Guaramiranga.

No último dia, dois duos vão se apresentar nas igrejas da Gruta e Matriz. Na primeira, a atração é Cláudio & Cleivan, formado por dois instrumentistas brasileiros radicados no Ceará, na região do Cariri, o  mineiro Cláudio Mappa e o piauiense Cleivan Paiva. Na Matriz, o duo é Tamara & Ranier, formado pela violonista Tamara Lacerda e o acordeonista Ranier Oliveira, nascidos em Crato, Ceará. Especialmente para as crianças, o festival levará o grupo Dona Zefinha, com o espetáculo La Charanguita, para a Praça do Teatro Municipal na manhã de terça-feira.  

SERVIÇO

27º Festival Jazz & Blues – De 14 a 17 de fevereiro de 2026, em Guaramiranga, Ceará. Acesso gratuito a toda a programação. Informações: producaojazzeblues@gmail.com. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues]. 

ENDEREÇOS

Teatro Municipal de Guaramiranga: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro 

Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição: Praça Frei Honório, s/n – Centro

Basílico Restaurante: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga – Centro

Capela de N. Sra. de Lourdes (Igreja da Gruta): Pousada dos Capuchinhos – Ladeira da Gruta, s/n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *