Varíola dos macacos tem primeiro caso confirmado no Brasil
O instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quinta-feira dia (9) o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente, um homem de 41 anos, está em isolamento no hospital Emílio Ribas , na zona oeste da capital de São Paulo com sintomas da nova doença.
O homem teria viajado para Espanha, o país com maior números de casos da doença . Ele está em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Segundo apuração, o paciente se encontra em bom estado clinico .
“A Secretariada Saúde do estado de são Paulo confirmou o primeiro caso Monkeypox no Brasil . A confirmação ocorreu pelo instituto Adolfo Lutz.
Após realização de diagnostico diferencial de detecção por RT-PCR do vírus varicela zoster ( com resultado negativo) e a análise metagenômica do material genético, quando então foi diagnosticado o genoma do Monkeypox vírus ” diz nota da Secretaria da Saúde de são Paulo .
Nesta quinta-feira, o caso teria sido confirmado à TV Globo. Todas as pessoas que tiveram contato com o paciente estão em monitoramento. Além deste caso, a prefeitura de são Paulo informou que monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos , sem histórico de viagens para o exterior . Ela está hospitalizada com suspeita de ter contraído a doença segundo o prefeito Ricardo nunes (MDB). A paciente passa bem, familiares e pessoas próximas á ela também estão sendo acompanhadas pela gestão municipal.
Em nota divulgada na quarta-feira (8), o Ministério da Saúde informou que oito casos estão sendo investigado em todo país. Segundo a pasta , Ceará, Mato grosso do sul, Rio Grande do sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um.. E ainda há dois casos em monitoramento em Rondônia e outros dois em Santa Catarina .
No domingo dia (5) , a Organização Mundial da saúde (OMS) informou a confirmação de 780 casos de varíola dos macacos em todo mundo . Os dados correspondem ao intervalo entre 13 de maio e 2 se junho e leva em conta apenas pacientes identificados em locais que a doença não é endêmica . Segundo a entidade, não houve mortes relatadas.
Transmissão da varíola dos macacos
A transmissão ocorre por contato com o vírus através de um animal , pessoa ou materiais infectados,
.De pessoa pra pessoa pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus ,secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada durante contato intimo -inclusive durante o sexo – e ao beijar ,abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença .
Ainda não se sabe se a varíola dos macacos pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais .
. Por matérias contaminados que tocam fluidos corporais como roupas ou lençóis ;
.DE mãe para o feto através da placenta ;
.DE mãe para o bebê durante ou após parto ,pelo contato corporal ;
.Úlceras , lesões ou ferida na boca também podem ser infecciosas ,o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva .
Não está claro se as pessoas que não apresentam sintomas podem espalhar a doença.
SINTOMAS
OS SINTOMAS INICIAIS DA VARÍOLA DOS MACACOS COSTUMAS SER :
. febre
. dor de cabeça
. dores muscular
. dor nas costas
. gânglios (linfonodos ) inchados
. calafrios
. exaustão
Dentro de 1 a 3 dias( ás vezes mais ) após o aparecimento de febre ,o paciente desenvolve uma erupção cutânea ,geralmente começando no rosto e se espalha para as outras partes do corpo .
Leia mais…
Regulamentação de criptomoedas no Brasil: Varíola dos macacos tem primeiro caso confirmado no BrasilJoelma recebe alta do hospital em São Paulo
: Varíola dos macacos tem primeiro caso confirmado no BrasilManifestações contra cortes na Educação em todo país
: Varíola dos macacos tem primeiro caso confirmado no Brasil
Como se prevenir
. evitar contato próximo /intimo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado ;
. Higienização das mãos ,lavando -as com água e sabão e/ou uso de álcool gel.
A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas .
Pingback: Quebra do jejum de títulos no tênis feminino | ColorMag