Terraço Niê e Montê Bar colocam Belo Horizonte no circuito global dos mocktails
Os bares são os únicos representantes mineiros do Mocktail Movement da Monin, campanha internacional que valoriza a coquetelaria sem álcool e reflete a tendência do consumo consciente no Brasil
O Terraço Niê e o Montê Bar foram os escolhidos para representar Minas Gerais no Mocktail Movement, campanha internacional da Monin que valoriza a coquetelaria sem álcool. A iniciativa reúne bares e restaurantes em diversas regiões do Brasil e coloca Belo Horizonte no mapa de um movimento que celebra criatividade, sabor e consciência no preparo de drinques.
Criado pela Monin, marca francesa fundada em 1912 e referência global em xaropes, purês e concentrados, o Mocktail Movement tem como objetivo difundir o conceito dos drinques sem álcool como alternativas sofisticadas e cheias de personalidade. Hoje, a tendência ganha força em todo o mundo, acompanhando mudanças de comportamento do público consumidor. Pesquisas recentes apontam que a chamada Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) consome significativamente menos álcool do que gerações anteriores: levantamento da MindMiners mostra que apenas 45% desse público bebe bebidas alcoólicas, enquanto estudo da Mind & Hearts indica que 88% dos jovens de 18 a 25 anos pretendem reduzir ou abandonar o consumo alcoólico. No cenário internacional, a OMS aponta que apenas 8% dos adolescentes da geração Z consomem álcool semanalmente, um terço do que era registrado em 2006.
No Terraço Niê, instalado no topo do edifício projetado por Oscar Niemeyer na Praça Sete, a experiência do público vai muito além da vista panorâmica da cidade. Para o Mocktail Movement, a casa apresenta três criações exclusivas: o Pôr do Sol Picante, de Adriano Dias que, leva suco de abacaxi, Monin Agave, suco de limão-tahiti, Paragon Timur Berry e Monin Grenadine; o Soursop Fresh, de Paola Reis, combina Monin de maracujá e manga, Monin laranja sanguínea, Paragon Vetiver e suco de graviola; já o Jardim Rubra, assinado por Luis Vieira, mistura Monin lichia, suco de limão-tahiti, soda de grapefruit e água de hibisco.
Adriano Dias, mixologista e chefe de bar do Terraço Niê, reforça a relevância da tendência: “Eu acredito que esse movimento está vindo para ficar. Cada vez mais vemos clientes pedirem drinques não alcoólicos ou com menos álcool. E, nessa ideia, conseguimos criar várias bebidas cheias de sabor que não precisam de álcool em sua composição.”
No Montê Bar, instalado no histórico edifício Cento e Quatro e referência na nova boemia de Belo Horizonte, o público conta com três receitas autorais que fazem parte do movimento. O Margô, de Willian Robert, leva paragon Timur berry, Monin de frutas vermelhas, Monin le fruit jabuticaba e é finalizado com tônica que equilibra o doce das frutas com um leve amargor. O Origem, de Kis Dias, leva Monin de pêssego, damasco e Monin de Menta, em uma receita totalmente sem açúcar adicionado, refrescante e de baixa caloria. Já o Raízes, de Luiz Fernando, aposta em notas de maple, frutas vermelhas e pimenta-rosa, com Paragon Rue Berry, Monin de frutas vermelhas e Monin Maple, além de especiarias, resultando em um mocktail doce, picante e altamente refrescante.
Pedro Lobo, sócio do Grupo Marchê, responsável pelas operações das duas casas, destaca a importância da participação mineira: “Estar ao lado da Monin neste movimento é motivo de grande satisfação. Queremos mostrar que os mocktails podem ser tão complexos e prazerosos quanto os drinques tradicionais, e dialogar com um público que busca experiências inovadoras, sofisticadas e saudáveis.”
Com a presença do Terraço Niê e do Montê, Belo Horizonte se soma a capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília em uma campanha que já movimenta a cena de bares e restaurantes em todo o país. A participação mineira reforça não apenas a vocação da cidade para a boa mesa e para a coquetelaria criativa, mas também o alinhamento com um movimentos internacionais que redefinem a forma de beber e socializar.
SERVIÇO:
Montê Bar: Praça Rui Barbosa, 104 – Centro | @monte.beaga
Terraço Niê: R.Rio de Janeiro, 471, 25º andar – Centro | @terraco.nie