Sexta (11), Marcos Frederico lança oitavo disco da carreira “Despalavra”, em mergulho na música instrumental
Show de lançamento ocorre sábado, 12 de julho, no Música aos Montes
Uma linguagem poética que transcende a palavra. É este o conceito que guia “Despalavra”, novo álbum do compositor e bandolinista Marcos Frederico. O título, homônimo ao poema de Manoel de Barros, ecoa o mesmo gesto: fazer sentido quando a palavra não é necessária. Disponível em todas as plataformas digitais a partir de sexta, 11 de julho, o oitavo disco do artista mineiro encontra na música instrumental a sua forma de expressão.
O show de lançamento acontece no sábado, dia 12 de julho, no Música aos Montes. No palco, Marcos Frederico (bandolim) é acompanhado por Abel Borges (percussão), Augusto Cordeiro (violão), Rodrigo Zolet (acordeon) e conta com participação de Paulinho Santos, ex-UAKTI, grupo mineiro de música instrumental com projeção no Brasil e no exterior.
DESPALAVRA
O lançamento é a prova de que nem sempre as palavras são necessárias para comunicar e fazer sentir. Ao longo das faixas, o ouvinte pode passear por atmosferas solares, arranjos que convidam a dançar, a chorar, assim como a atravessar uma mistura de emoções, como na composição “Montanha-Russa”.
Despalavra reúne nove criações autorais, que transitam entre o choro, o fado e a valsa. Entre os destaques estão “Andaluza”, em parceria com o compositor Chico Amaral, e “Voo Livre”, que conta com o percussionista Paulinho Santos. Com arte de Fred Paulino, a capa traz a fotografia “Pedra Branca”, da série Mar de Morro, do premiado fotógrafo Pedro David.
Segundo o compositor, o trabalho é fruto de um longo processo de criação: “Foi um disco feito com calma, eu passei de 2020 a 2025 compondo e produzindo no meu home studio, Liquidificador. Os músicos também gravaram de casa: Felipe Bastos me mandou os pandeiros e os tamborins diretamente de Portugal, enquanto Paulinho me enviou a percussão de sua casa em BH, tudo enquanto enfrentávamos a pandemia”.
SENSIBILIDADE E IRREVERÊNCIA
Natural de Belo Horizonte, a trajetória de Marcos Frederico une sensibilidade e irreverência. O artista se aventura por arranjos sensíveis, enquanto também é um dos maiores vencedores do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, com canções que não dispensam a graça e a agudeza do deboche. Além de 1º lugar no concurso belo-horizontino, também foi vice-campeão no 11º Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.
O reconhecimento vai além das criações carnavalescas: Frederico já conquistou o 1º lugar em Melhor Trilha Sonora de Teatro no Prêmio SINPARC, com o grupo Armatrux, e o Prêmio BDMG Instrumental com composições próprias, em 2011, e como Melhor Instrumentista, em 2010. Também coleciona parcerias com grandes músicos como Murilo Antunes, Sérgio Pererê, Ana Rodrigues e Brisa Marques.
Em Despalavra, incorpora as vivências de toda essa trajetória: “São 23 anos tocando bandolim, e desde meu primeiro disco, Sinuca Tropical (2007), venho desenvolvendo uma linguagem própria. Sinto que cheguei no momento de maior intimidade com meu instrumento e criei minha assinatura”, comenta.
SERVIÇO
Lançamento “Despalavra”, Marcos Frederico
Data: sexta, 11 de julho
Horário: 21h
Disponível em todas as plataformas digitais
Show de lançamento
Data: sábado, 12 de julho
Horário: 17h
Entrada: R$ 15
Local: Música aos Montes
Avenida Agulhas Negras, 225 – Mangabeiras
Mais informações: @marcosfredera