Destaque

Sessão solene na Assembleia Legislativa homenageia os cinco anos da Cheiro do Pão, do premiado padeiro Brunno Malheiros

A história da Cheiro do Pão, uma padaria delivery que funciona no bairro Papicu, em Fortaleza, e ganhou o mundo pelas mãos do padeiro cearense premiado Brunno Malheiros, está sendo reconhecida pela Assembleia Legislativa do Ceará. Em sessão solene na próxima segunda-feira (10), às 9 horas, no Plenário 13 de Maio, acontecerá uma homenagem pelos cinco anos da Cheiro do Pão, estendida à Flávia Araújo Costa (avó paterna de Brunno) e Joaquim Cabral (sócio da Ferneto). A proposição é do deputado estadual Pedro Matos.

Neto de dono de padaria (Carlos Malheiros, in memorian, da Casa Plaza), Brunno teve o privilégio de crescer nesse ambiente e ver o passo a passo da arte de fazer pão. Ao longo do curso de Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), estagiou nas áreas administrativas (recebimento de mercadorias, estoque, compras, financeiro e na loja). Mantendo a paixão de ser padeiro, fez o primeiro curso na área em 2017, na Levain Escola de Panificação, em São Paulo.

Foi mágico conhecer a ciência do pão. Matemática, química, física, biologia e muita farinha se misturavam e tive a certeza de que estava no caminho certo. Lá também tive o primeiro contato com fermentação natural e pude entender a raiz da panificação
Brunno Malheiros

Após esse pontapé inicial, Brunno fez diversos cursos de aprofundamento na área e começou a vender pães por encomenda, produzidos em casa com uma batedeira emprestada da mãe Kelly Malheiros. Em 2019, com a ajuda da avó paterna Flávia Araújo Costa, iniciou a reforma de um pequeno espaço para produzir e entregar um mix maior de pães de fermentação natural. Em 23 de julho de 2020, nasceu a Cheiro do Pão, com duas fornadas por semana e atendimento via WhatsApp e Instagram, e, como todo negócio, enfrentou o avanço da pandemia da Covid-19. Mantendo todos os cuidados necessários, as entregas passaram a ser feitas por quem produzia os pães, lavava a louça e comprava os insumos. E ainda tinha um recadinho de esperança escrito à mão nas embalagens.

Hoje, aos 33 anos, Brunno mantém uma rotina de estudos, o que torna os seus produtos diferenciados e carregados de muito afeto. Também expandiu os negócios, com a Escola Cheiro do Pão e consultorias por todo o país. “De lá pra cá, estamos em crescimento constante com ampliação de dias de funcionamento, horários, canais de atendimento, equipe, mix de produtos, equipamentos. Temos cursos de pães de fermentação natural, pizzas de longa fermentação, viennoiseries e Panettone”, explica Brunno.

Mais do que apenas crescer, queremos crescer de maneira sustentável para todos os nossos stakeholders. Crescer com cultura sólida e definida, equipe alinhada aos propósitos do negócio e entregando o mesmo padrão de qualidade de produtos e atendimento aos nossos clientes
Brunno Malheiros

Tendo atualmente como carro-chefe os panettones de chocolate (eleito o segundo melhor do mundo) e o clássico milanês (quarto melhor do mundo) na competição Panettone World Championship 2025, o produto mais desejado do momento surgiu no primeiro ano da Cheiro do Pão como um desafio. Os primeiros estudos foram feitos com amigos da área e, dois anos mais tarde, passou a ser acompanhado pelo atual técnico de competições, Massimiliano Liberatore, que reside em Barcelona. Os testes e as receitas estão sempre passando por ajustes, com o objetivo de estar sempre em evidência.

Para o deputado estadual Pedro Matos, propositor da homenagem, não há dúvida da contribuição da Cheiro do Pão no desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado. “O exemplo de empreendedorismo e dedicação de seu fundador, o jovem empresário cearense Brunno Malheiros, consolidou-se como referência na panificação artesanal de qualidade, com produtos de fermentação natural que unem tradição, inovação e insumos selecionados. A trajetória da empresa revela um caminho marcado por disciplina, estudo e resiliência de seu proprietário.”

A realização desta sessão solene, portanto, é medida justa e necessária, por reconhecer publicamente a contribuição da Panificadora Cheiro do Pão e de seu fundador, Brunno Malheiros, para a economia criativa, a gastronomia e a promoção da imagem positiva do nosso Estado
Pedro Matos
Deputado Estadual

Serviço:
Sessão solene em homenagem aos 5 anos da Cheiro do Pão
Local: Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2.807, Dionísio Torres, Fortaleza/CE
Data: 10/11 (segunda-feira)
Horário: 9 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *