Semana da Acessibilidade apresenta práticas inclusivas no Instituto Atlântico
Com o tema “Promovendo práticas inclusivas para todes”, está sendo realizada a 1ª Semana de Acessibilidade do Instituto Atlântico, até a próxima sexta-feira (dia 12). Direcionado para os colaboradores do Atlântico, o evento será de forma híbrida, com palestras e workshops que vão promover o compromisso coletivo com a inclusão. A Semana acontece em sinergia com duas datas muito importantes: o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12) e o Dia Nacional da Acessibilidade (5/12). Conforme os organizadores, a ideia é proporcionar momentos marcantes, conversas transformadoras e atividades que nos inspirem a evoluir juntos.
“Será uma oportunidade para os nossos colaboradores aprenderem, refletirem e colocarem em prática ações que tornam o nosso universo um lugar cada vez mais acolhedor, acessível e respeitoso com todas as pessoas”, comenta Marcos Aurélio Joca Avelar, líder do pilar Acesso, responsável pela condução da ação. Marcos é pessoa com deficiência auditiva e atua no Instituto Atlântico.
Programação
No dia 8, será o lançamento da Semana, trazendo depoimentos de pessoas que inspiram, com histórias reais que refletem a força da diversidade e o impacto da acessibilidade no dia a dia.
Nos dias 9 e 10 serão realizados workshops, sendo o primeiro com o tema “Como Liderar Equipes Neurodiversas”, voltado para lideranças; e no dia seguinte, será a vez de um workshop prático de Libras, em formato presencial. “Pretendemos que seja uma vivência acessível e enriquecedora para aprendermos, na prática, como o sistema de Libras pode aproximar pessoas e derrubar barreiras comunicacionais”, complementa Maressa Alves, colíder do pilar Acesso do Instituto Atlântico. Maressa possui Transtorno do Espectro Autista e também trabalha no Atlântico.
No dia 12, a 1ª Semana de Acessibilidade do Instituto Atlântico será finalizada com a palestra: ‘Acessibilidade – atitudes que transformam ambientes”, quando também acontecerá a apresentação da Cartilha de Acessibilidade, a ser adotada pelo Instituto Atlântico. O documento pretende ser uma reunião de conhecimentos que geram impacto e um aliado no dia a dia para promover ambientes mais inclusivos.
Sobre o Atlântico
O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de natureza privada, sem fins lucrativos, que há 24 anos atua no desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, com foco nas áreas da indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0. Instituído pelo CPQD e pela Padtec, tem sede em Fortaleza (CE) e forte presença nacional e internacional. Sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Educação (P,D&I+E) é impulsionada por programas de incentivo à inovação, como a Lei de Informática, Lei do Bem, P&D ANEEL e EMBRAPII. Expandindo sua presença para além do mercado nacional, o Atlântico Global oferece soluções tecnológicas inovadoras e de ponta, nos Estados Unidos e no Canadá, para pequenas e médias empresas de base tecnológica em rápido crescimento. Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo, por meio da aceleração de startups; Corporate Venture Capital (CVC), direcionada para Venture Building, impulsionando o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica; Educação, por meio da marca AVANTI, apoiando o MCTI/SOFTEX na capacitação gratuita de pessoas em tecnologias emergentes, visando melhorar seus posicionamentos no mercado de tecnologia e, na linha de cursos pagos especializados, um repertório de cursos voltados para dotar pessoas com formação, de capacidades e saberes tecnológicos superiores.
Seu ecossistema de inovação conecta pesquisa e desenvolvimento ao mercado por meio de parcerias estratégicas com universidades, ICTs, empresas e startups. Com mais de 600 colaboradores altamente qualificados, possui um índice de satisfação interna acima de 88% e uma forte representatividade feminina em cargos de liderança (41%). Em 2025, conquistou o 1º lugar no GPTW Ceará e o 23º do Brasil, na categoria empresas de médio porte. Este foi o oitavo ano consecutivo em que o Atlântico aparece com destaque no ranking do GPTW. Saiba mais: www.atlantico.com.br.

