Uncategorized

Santiago Naranjo comanda expansão da empresa brasileira VTEX para conquistar o mercado espanhol e europeu 

  • Brasileira líder mundial em comércio eletrônico impulsionado por IA, VTEX inaugura sua primeira operação em Barcelona
  • Com presença em mais de 2.400 marcas globais, a VTEX vê a nova unidade como uma ponte estratégica entre a América Latina e a Europa
  • Fazendo parte da expansão, o tenista multi campeão Rafael Nadal marcará presença no VTEX Connect Europe, evento que vai reunir profissionais para discutir IA e o comércio digital

Nova York, novembro de 2025 – Com projeção de movimentar US$ 63,3 bilhões em 2025, o setor de e-commerce na Espanha se consolida como um dos mais promissores para o varejo omnicanal. Apenas no primeiro trimestre do ano, o mercado registrou um crescimento anual de 18,2% no faturamento e de 14,9% no volume de transações.

Apostando nesse potencial, a empresa líder mundial em comércio eletronico por IA, a VTEX, única plataforma de comércio digital reconhecida por dois anos consecutivos como Customer’s Choice pela Gartner®, e parceira de marcas globais como Colgate, Stanley Black & Decker e Whirlpool, inaugurou sua primeira operação local em Barcelona, um dos principais polos de inovação tecnológica da União Europeia.

“A nova unidade permitirá que a companhia ofereça um atendimento ainda mais próximo e eficiente. Sabemos que a Espanha é um mercado em rápido crescimento para a VTEX, e Barcelona reúne talentos digitais de ponta, inovação e proximidade com clientes estratégicos”, afirma Santiago Naranjo, Chief Revenue Officer (CRO) da empresa brasileira.

Segundo o executivo da VTEX, o time local deve crescer rapidamente, com diversas oportunidades de contratação previstas para os próximos meses: “A VTEX já conta com 1.300 especialistas em comércio digital em todo o mundo. Com presença consolidada em sete países da Europa – Reino Unido, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e Romênia –, reforçamos nossa aposta na expansão global como parte da estratégia de crescimento após nossa abertura de capital na Bolsa de Nova York”, complementa Naranjo.

VTEX impulsiona o crescimento das vendas B2B e B2C

Tendo trabalhado com clientes como Mondelez, Tréndico, Embargosalobestia e La Sirena, a VTEX já está integrada ao ecossistema do varejo espanhol. 

A companhia soma mais de 100 lojas online ativas nas regiões EMEA e APAC, a maioria delas na Europa, consolidando-se como um parceiro estratégico para a expansão internacional das marcas.

De acordo com dados da Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC), as compras realizadas por consumidores espanhóis em sites estrangeiros somaram mais de US$ 16 bilhões no primeiro trimestre de 2025 — sendo 94,2% delas em varejistas da União Europeia.

Na Europa, a VTEX vem registrando forte expansão nas operações B2B e B2C, ampliando sua atuação com soluções completas de comércio multicanal.

“Além de Barcelona, já operamos a partir de Lisboa, Paris e Bucareste, e estamos avaliando novos hubs na Europa conforme cresce nossa base de clientes. A Espanha é estratégica não apenas por seu tamanho, mas por ser uma ponte natural com a América Latina — um ponto central para nosso crescimento na região”, destaca Naranjo.

Rafael Nadal se une à missão europeia da VTEX

No próximo dia 11 de novembro, a VTEX reforçará a sua presença na região durante o VTEX Connect Europe, que será realizado no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. O evento da empresa brasileira líder no comércio eletrônico por IA contará com a participação especial de Rafael Nadal, 14 vezes campeão de Roland Garros, e reunirá milhares de profissionais dos setores de varejo, manufatura e tecnologia para discutir como a inteligência artificial e o comércio digital empresarial estão transformando as operações, a experiência do cliente e as estratégias de crescimento.

“O desempenho no esporte nasce da precisão e do domínio. Na VTEX, enxergamos essa mesma clareza nas empresas que utilizam IA para coordenar operações multicanais com controle, agilidade e resultados mensuráveis”, comenta Naranjo, que conduzirá a conversa com o tenista espanhol.

Além do evento próprio, Santiago Naranjo também participará do Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores encontros globais de tecnologia e negócios, que reúne executivos e líderes de inovação para debater o futuro da IA e do comércio digital. No evento, o executivo participará de conversas com Greg Swimer, CTO do Manchester City, e com o velejador olímpico Erik Heil, além de apresentar a palestra principal “The Hidden Architecture of Commerce”.

“O caminho até os Jogos Olímpicos me ensinou que o progresso nunca é linear: erramos, aprendemos, adaptamos e melhoramos o ritmo com o tempo. É assim que as grandes empresas evoluem — e é por isso que me identifico tanto com a visão da VTEX”, afirmou Naranjo.

Sobre a VTEX

VTEX (NYSE: VTEX) é a espinha dorsal do comércio conectado por inteligência artificial, desenvolvida para empresas que buscam precisão e resultados tanto no varejo (B2C) quanto na manufatura e distribuição industrial (B2B). Sua plataforma unificada oferece soluções de vendas omnicanal, gestão inteligente de pedidos, integração de dados, publicidade no ponto de venda, segurança corporativa e muito mais. Cada funcionalidade é projetada para eliminar fricções, conectar operações globais e acelerar o crescimento.  A VTEX atende mais de 2.400 marcas, incluindo Colgate, Sony, Stanley Black & Decker e Whirlpool, e atualmente opera 3.400 lojas online em 43 países (ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2024). Mais informações em vtex.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *