Rover Perseverance acha lixo espacial em marte
Rover Perseverance acha lixo espacial em marte. A fotografia de um objeto prateado foi divulgado na segunda-feira (13). Acredita-se que o objeto seria uma manta térmica utilizada no pouso do próprio robô na superfície de Marte.
Veja mais: As últimas vagas para copa estão preenchidas.
A imagem foi compartilhada na conta do Twitter feita especificamente para o robô. Nela, é revelado o que seria um pedaço de manta térmica. Este é um objeto que se parece com alumínio, tem um aspecto metálico brilhante. De acordo com os cientistas, teria sido usado há um ano na missão de envio do rover para o planeta vermelho.
O que impressiona nesse achado não é a manta térmica em si, mas a distância que esta caiu. O pouso do Rover Perseverance, robô da Nasa, teria acontecido há 2 km do local. Resta ainda a dúvida se foi o vento que a levou até ali ou se ela se desprendeu durante o pouso.
Veja mais: Copa de 2026 trará mudanças e 16 cidades-sede
“Meu time achou algo inesperado: é um pedaço da manta térmica que eles pensam que dever ter vindo do meu estágio de pouso […]”, escreveu.
“Meu estágio de pouso foi há cerca de 2 km de distância. Essa manta pousou aqui depois disso ou foi soprada pelo vento?” perguntou-se em seu segundo tweet.
Rover Perseverance foi enviado a Marte no dia 30 de julho de 2020, pela Nasa. Seu objetivo era encontrar sinais de vida, mesmo que microbiana, no planeta. Sua área de exploração é a Cratera Jezero, local em que há maiores possibilidades de já ter abrigado vida antes. Estudos apontam que ali deveria ter um lago há muito tempo, afinal.
Lixo espacial
Esse não foi o primeiro episódio em que foram encontrados lixos espaciais na superfície de Marte. Particularmente na Cratera Jezero, onde acontece a missão do Perseverance, recursos utilizados durante o pouso do robô são localizados.
Em Abril, o helicóptero Ingenuity sobrevoou o local e encontrou a carenagem (blackshell) e paraquedas usados no pouso.
Veja mais: Varíola dos macacos tem primeiro caso confirmado no Brasil
Claro que Marte não é o único lugar em que há lixo espacial. Na Lua, até mesmo veículos inteiros e outros equipamentos podem ser encontrados em sua superfície. Muitos deles foram utilizados na missão Apollo e foram deixados por lá. Além disso, outros lançamentos como o de robôs iguais o Perseverance, também deixam resíduos para trás.
O acúmulo de lixo espacial é preocupante. Além de afetar a integridade dos astros que exploramos, como ocorreu em maio em uma colisão de restos de aeronaves com a Lua; pode também ser prejudicial para satélites.
Revisão: Rosângela Oliveira