DestaqueEntretenimento

Racionais MC’s terá documentário na Netflix em novembro

No dia 19 (quarta-feira), foi divulgada a data de estreia do documentário do Racionais MC’s, que é uma grande referência do rap nacional. Com isso, o documentário apresenta cenas inéditas que foram gravadas durante os 30 anos de carreira do grupo.

Além disso, outra novidade é que no dia 31 de outubro acontecerá a exibição única do documentário durante a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na Cinemateca. 

Documentário do Racionais estreia dia 16 de novembro na plataforma de streaming Netflix. (Foto/Reprodução: Instagram)

Saiba mais sobre: Feed Dog Brasil: Festival Internacional de Documentários de Moda

Racionais anuncia lançamento de álbum para 2023

Vale a pena ressaltar que o último álbum dos grandes nomes do rap brasileiro foi ”Cores e Valores”, lançado no ano de 2014. Sendo assim, após 8 anos, para a alegria dos fãs, o grupo finalmente lançará um novo álbum.

Imagem do show do Racionais MC’s no Encontro das Tribos. (Foto/Reprodução: Instagram)

O anúncio foi feito por Mano Brown no final da apresentação do grupo no festival ‘Encontro das Tribos’, em Ribeirão Preto, no dia 27 de agosto.

Anteriormente, no ano de 1999, eles haviam passado por uma pausa. Ainda neste ano, em entrevista para o Podpah, Mano Brown explicou por qual razão a pausa ocorreu: ”[…] Racionais em 98 estava no auge com ‘Sobrevivendo no Inferno’. Casa lotada foi para os Estados Unidos, Japão, Alemanha e tal; não sei se fomos os primeiros, mas fomos um dos primeiros a fazer esse rolê.

Mano Brown durante sua participação no podcast ‘Podpah’. (Foto/Reprodução: Instagram)

E então, continuou: ”Quando a gente voltou para o Brasil, quando chegou lá no ano de 99 eu notei que o rap ia mudar, ia mudar, não tinha mudado ainda. Eu vi o Racionais cantando e falei ‘tá ruim’, eu olhei a gente durante um show assim, observando, e falei, ‘tá ruim‘.”

Quando perguntaram o porquê de Mano Brown ter pensado que o grupo estava ruim, o rapper disse: ”Porque tava tudo ruim. O entorno não tava bom, a gente não tava bem. Não tinha felicidade, não tinha espontaneidade mais de ninguém. Era uma coisa que precisava ser revista para que uma nova geração pudesse ter liberdade e passar. Porque era um movimento emparedado. O jovem não tinha espaço se não fosse aquilo.

Confira também aqui no NS&B: Eleições no Brasil e o segundo turno

Racionais e a revolução no rap nacional

Primeiramente, Racionais MC’s, composto por Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock, foi formado no ano de 1988 diretamente da Zona Sul de São Paulo. O nome ‘Racionais’ teve como inspiração o disco de Tim Maia, chamado ‘Racional’.

Uma das imagens utilizadas pela produtora ‘Boogie Naipe’ para divulgar o documentário. (Foto/Reprodução: Instagram)

Anteriormente conhecido apenas na capital paulista, teve sua ascensão com os álbuns: Raio X Brasil (1993), Sobrevivendo no Inferno (1997) e Nada Como Um Dia Após o Outro Dia. Deste modo, os principais assuntos das músicas são: racismo, violência policial, a realidade das periferias brasileiras e exclusão social.

Um dos álbuns, ”Sobrevivendo no Inferno”, se tornou leitura obrigatória no vestibular da Unicamp no ano de 2020. De acordo com Arthur Dantas Rocha, que é formado em Letras e Pedagogia, em resposta a Folha de São Paulo: “Os Racionais aliam consciência de classe e consciência racial. Isso é algo que distingue bastante o grupo. A separação de classes estar ligada com o racismo na sociedade brasileira, isso é bastante novo na música. Eles que estabelecem essa interseccionalidade.”

Racionais MC’s retrata temas diversos em suas músicas, sendo um deles a realidade periférica. (Foto/Reprodução: Jacobin Brasil)

Neste ano, o grupo marcou presença no festival ‘Rock In Rio’ pela primeira vez, com uma apresentação histórica. Eles foram a atração principal do Palco Sunset.

Show do Racionais MC’s no Rock In Rio. (Foto/Reprodução: Rock On Board)

Assim também, o show contou com uma homenagem para todas as vidas negras que já se foram injustamente.

Momentos em que apareceram no telão as fotos de Marielle, Kathlen, Ágatha e João Pedro. (Foto/Reprodução: Revista Fórum)

Fique por dentro: Grupo F com vice campeã da copa 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *