EntretenimentoNacional

Quitanda Soluções Criativas comemora 18 anos de fundação, potencializando talentos e territórios em um país que investe cada vez mais em cultura

A captação de recursos por meio da Lei Rouanet bateu recorde em 2024, com pouco mais de R$ 3 bilhões destinados a projetos culturais — um aumento de 28,3% em relação ao melhor resultado anterior, registrado em 2023. Em 2025, o Ministério da Cultura já conta com números históricos para a Lei de Incentivo à Cultura. Só no primeiro bimestre registrou a captação de 134,7 milhões de reais — sendo 68,01 milhões em janeiro e 66,68 milhões em fevereiro. 

Esse crescimento reflete o fortalecimento do setor cultural no Brasil, com um número cada vez maior de produtores culturais, artistas e instituições planejando eventos, produtos e ações culturais. Esse movimento aquece a economia e consolida o papel da cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico. Trata-se do resultado de um processo contínuo de formação e fomento à economia criativa em diversas regiões do país.

No Ceará, temos como exemplo a Quitanda Soluções Criativas, que vem se consolidando como um polo de inovação e transformação social no Brasil e no exterior, com projetos formativos que já alcançaram diretamente mais de 42 mil pessoas em diferentes territórios – além de eventos como o Festival ELOS, que já reuniu mais de 220 mil pessoas em seis edições. Neste ano, a agência celebra 18 anos de atuação, criando conexões entre diversos setores da sociedade — gestores públicos, produtores, artistas, educadores, empresários e instituições — e promovendo articulações que ressignificam o papel da cultura como eixo estratégico para o desenvolvimento social e econômico.

Ao longo de sua trajetória, a Quitanda estruturou um modelo de trabalho pautado em consultoria, concepção e produção de projetos, captação de recursos, estudos no campo cultural, avaliação de impacto, mobilização e assessoria em comunicação cultural. Com esse formato, vem ampliando redes e oportunidades em comunidades urbanas e periféricas, atuando em diferentes regiões do país com programas de formação e fomento à economia criativa.

Ao longo de 18 anos, a empresa vem trabalhando em diversos projetos culturais. Há os festivais ELOS, Giro das Artes e Acordes do Amanhã, que valorizam a produção artística local e fomentam a diversidade cultural. E os programas Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+, Ceará Criativa e o LAB Cidades Criativas, iniciativas que une Arte, Educação e Cidadania em diferentes territórios do Brasil.

Impacto das ações formativas

Os projetos de formação desenvolvidos pela instituição já alcançaram diretamente mais de 42 mil pessoas em diferentes territórios. Confira abaixo os números de pessoas atingidas por projetos.

  • Escolas Criativas: 24.194 pessoas impactadas
  • Arte Urgente: 2.340 pessoas impactadas, sendo 600 vagas em ateliês de criação, 1.500 participantes em janelas formativas e 240 jovens envolvidos nas Agências do Futuro
  • Cria RJ: 1.009 participantes
  • Cine Ecologia: 2.755 pessoas impactadas, sendo 498 estudantes contemplados com oficinas, 2.040 participantes em palestras de conscientização ambiental, 162 jovens envolvidos e 55 alunos em outras atividades.
  • CINE+: 520 pessoas impactadas
  • Escola de Audiovisual: 1.120 pessoas impactadas, 120 pessoas já formadas e há a previsão de mais de 1.000 vagas até o fim do ano
  • Laboratórios Culturais: 7.224 pessoas impactadas – 52 turmas (1ª edição), 33 turmas (2ª edição), 50 turmas (3ª edição), 135 gestores culturais formados, 6.468 participantes em seminários e atividades complementares, 621 produtores culturais qualificados
  • LAB Cidades Criativas: 32 participantes dentro da oficina de grafite realizada em Rio das Ostras
  • Plataforma Sinfonia do Amanhã: 1.975 pessoas impactadas – 2023 (540), 2021 (186), 2020 (229), 2019 (100), 2017 (380) e 2016 (estimativa de 540)
  • Rede de Dança: 964 pessoas impactadas – 2018 (370), 2019 (480) e 2021 (114)

Do Brasil ao exterior

Nos últimos anos, a agência ampliou significativamente sua presença ao promover eventos de grande repercussão e caráter global, como o Festival Hola Rio, realizado na Espanha, e a direção da Casa G20/Embaixada Cultural, no Rio de Janeiro — iniciativas de diplomacia cultural que reuniram as principais potências econômicas do mundo.

“Celebrar os 18 anos da Quitanda é reafirmar o poder transformador da cultura. Nosso trabalho conecta pessoas, territórios e saberes, gerando impacto social por meio da arte, da educação e da economia criativa. Em um momento em que a cultura ganha novo fôlego no país, seguimos comprometidos em ampliar oportunidades e fortalecer redes que ressignificam o desenvolvimento a partir da diversidade e da potência dos territórios brasileiros.”, afirma Ingrid Ferreira, diretora da Quitanda Soluções Criativas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *