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Projeto itinerante leva capacitação sobre TDAH a professores de Belo Horizonte

“TDAH Levado a Sério na Escola” reúne educadores das redes públicas e privadas da capital mineira

Neste fim de semana(13 de setembro), o projeto “TDAH Levado a Sério na Escola”, que em 2025 já passou por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Porto Alegre (RS), esteve na capital mineira para capacitar mais de 100 professores e educadores do Ensino Fundamental I e II de escolas municipais, estaduais e particulares de Belo Horizonte(MG). A programação do evento em BH incluiu palestras e dinâmicas sobre diagnóstico e tratamento do transtorno, estratégias de apoio a famílias e equipes pedagógicas, além de debates sobre o papel da escola na inclusão e cidadania de crianças e adolescentes com TDAH.


 

A próxima parada do projeto será no dia 4 de outubro, em Curitiba(PR). A iniciativa da Apsen, com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), já impactou diretamente mais de 700 educadores em diferentes cidades do país e busca ampliar o conhecimento sobre TDAH na sala de aula, apoiar práticas pedagógicas e incentivar uma educação inclusiva e acolhedora.

O cenário e diagnóstico do TDAH

No Brasil, estima-se que cerca de 5% das crianças em idade escolar convivam com o transtorno¹. Quando não diagnosticado ou tratado de forma adequada, o TDAH pode impactar a vida acadêmica, profissional e social, além de afetar a autoestima e aumentar o risco de problemas de saúde mental1.
 

O diagnóstico deve ser realizado por um médico especialista (psiquiatra, neurologista ou neuropediatra), por meio de uma anamnese detalhada. Embora a escala SNAP-IV seja utilizada para rastreio dos sintomas, a avaliação clínica completa é indispensável. Entre os principais sinais que podem surgir na infância estão2:

  • Dificuldade em prestar atenção a detalhes e cometer erros por descuido;
  • Problemas para manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer;
  • Parecer não ouvir quando alguém fala diretamente;
  • Não seguir instruções até o fim, deixando tarefas incompletas;
  • Desorganização em atividades escolares ou cotidianas;
  • Resistência a tarefas que exigem esforço mental prolongado;
  • Facilidade em se distrair e perder objetos;
  • Esquecimento em atividades do dia a dia;
  • Inquietude, fala excessiva e dificuldade em esperar a vez.

Tratamento

O tratamento do TDAH deve ser individualizado e considerar idade, diagnóstico e necessidades específicas de cada paciente. O tratamento farmacológico é, na maioria dos casos, a primeira linha terapêutica, ajudando a melhorar foco, concentração, controle emocional e desempenho escolar e social2.

No Brasil, a atomoxetina é o único medicamento não estimulante aprovado para o tratamento do TDAH. A substância tem se consolidado como alternativa eficaz, sem risco de dependência e com bons resultados, especialmente em pacientes com comorbidades como ansiedade e depressão2.


Sobre a ABDA

Fundada em 1999, presidida voluntariamente pela psicóloga clínica, Iane Kestelman, mãe de dois filhos com TDAH, a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) é uma associação de pessoas com TDAH, sem fins lucrativos, com o objetivo de disseminar informações científicas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). A entidade também atua para capacitar profissionais de saúde e educação, além de oferecer suporte a pessoas com esse Transtorno e a seus familiares em todo o Brasil. Com foco nas pessoas com TDAH, a ABDA trabalha para garantir inclusão e cidadania plena de todas os indivíduos com TDAH no Brasil, ampliando a educação e o conhecimento da população e da sociedade sobre o assunto. Tanto para os profissionais de saúde ou de educação, a meta é sempre a mesma: oferecer capacitação para que cada vez mais o transtorno possa ser identificado, diagnosticado e tratado corretamente.


Sobre a Campanha TDAH Levado a Sério

O objetivo do projeto TDAH Levado a Sério é promover a conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), combatendo o preconceito e a desinformação. Dentro do projeto, a iniciativa do TDAH Levado a Sério na Escola tem como missão disseminar informações relevantes para os educadores e a comunidade escolar, valorizando o papel fundamental do educador e da escola na jornada dos alunos com o transtorno. Um ambiente preparado beneficia não só o aluno com TDAH, mas melhora a dinâmica de toda a sala de aula, promovendo a harmonia e o engajamento.


Mais informações: Link e Link 


Referências:

1 – Associação Brasileira do Déficit de Atenção. O que é TDAH? Disponível em: Link. Acesso em: 8 set. 2025.

2 – Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Diagnóstico em crianças. Disponível em: Link. Acesso em: 8 set. 2025.

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