Economia e Negócios

Projeart investe R$ 60 milhões em planta industrial de galvanização a fogo, no Eusébio (CE)

A Projeart, uma das maiores fabricantes de soluções tecnológicas em aço do Brasil, está investindo R$ 60 milhões para se tornar a maior empresa do país no processo de galvanização a fogo. Com vistas a atender com especialidade os mercados do Norte e Nordeste do Brasil, a indústria está finalizando a instalação da sua planta de galvanização a fogo, na cidade de Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza). O equipamento deve começar a operar em janeiro de 2026. Com o investimento, a expectativa é que a Projeart amplie sua oferta de produtos ao mercado local, regional e nacional.

O processo de galvanização a fogo será realizado em um tanque de quase 15 m³, o maior do gênero no Brasil. Com as novas instalações, a empresa estima redução de custos logísticos para os clientes dos estados do Norte e Nordeste. “Hoje, grande parte da galvanização destinada ao Norte e Nordeste é enviada para ser finalizada em outras regiões, aumentando muito os custos de frete, de prazos e riscos logísticos. A nova planta permitirá redução significativa no custo por tonelada, prazos mais curtos, menor manipulação das cargas e maior previsibilidade para obras de grande porte”, relata Odmar Feitosa, Diretor da Projeart.

O processo

A galvanização a fogo é um processo com quase 200 anos de existência, que consiste em revestir o aço limpo com uma camada de zinco fundido. Seu principal objetivo é proteger o aço contra corrosão com baixa ou nenhuma manutenção. 

O processo tem três etapas principais. A primeira é a preparação das perfixas, onde o aço é limpo e fluxado. Posteriormente, ocorre a imersão no banho de zinco fundido. E, finalmente, são realizados os tratamentos posteriores de resfriamento e passivação. 

A galvanização é uma das maneiras mais sustentáveis para a proteção do aço contra a corrosão, pois aumenta a vida útil do material, reduzindo a demanda por novos produtos e a geração de resíduos. Além disso, a galvanização diminui o consumo de energia para a produção de novos materiais e manutenção. E, ainda, o zinco utilizado na galvanização é um elemento natural e reciclável.

“A proximidade com o Porto do Pecém e com o Porto de Fortaleza abre uma oportunidade estratégica de atuar na galvanização de componentes destinados ao mercado de outras regiões e até do exterior, especialmente para setores como construção, energia renovável e telecom. A planta foi pensada para atender padrões internacionais e se posicionar como um hub exportador de galvanização no Nordeste”, comenta Odmar Feitosa, Diretor da Projeart.

Sobre a Projeart

A Projeart está entre as maiores fabricantes de soluções tecnológicas em aço do Brasil, desde telhas a perfilados, pilares e torres de telecomunicação. Com mais de 30 anos de tradição, mais de 1.000 colaboradores diretos e um portfólio de 3.300 obras realizadas, a empresa é líder do segmento no Nordeste. Com capacidade para produzir até 5 mil toneladas de aço por mês, fornece estruturas desse material para todo o país, para a edificação de centros logísticos, supermercados, atacados, instalações industriais, shopping centers, entre outros. A área fabril da Projeart soma mais de 130 mil m², distribuídos em três unidades, localizadas no Eusébio. “Se é pra fazer, faça bem feito” é o lema da companhia, que reflete seus valores de confiança, eficiência e durabilidade nos produtos que fornece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *