Professor é premiado por projeto sustentável
Junto com os alunos da escola Cidadã Integral, Professor Crispim Coelho (na Paraíba), o professor de física Renato Nunes Ramalho desenvolveu um projeto para resolver um problema que é muito conhecido no sertão paraibano: a escassez de água.
A ideia é construir um sistema hídrico sustentável, utilizando bambus como tubulação, e caixas de geladeiras velhas para reservatório da água, que será captada da chuva e das águas sujas dentro da escola.
A cerimônia do Prêmio Professor Transformador aconteceu na última quarta-feira (11) em São Paulo, após dois anos trabalhando no projeto, o professor Renato recebeu o prêmio na categoria Ensino Médio.
Maquete do projeto vencedor do Prêmio Professor Transformador — Foto: Renato Nunes Ramalho/Arquivo pessoal |
O projeto se chama “Reaproveitamento das águas pluviais e cinzas nas escolas do semiárido paraibano”, e com ele o professor reforça o impacto social e o desenvolvimento do pluralismo cultural por parte dos alunos e no meio que convivem.
Ao G1, o professor declarou: “O impacto social do projeto resultou no desenvolvimento de uma cultura de cuidado ambiental na escola, na comunidade e serviu de piloto para a sua ampliação na rede estadual de ensino. É um trabalho pensado e executado pelos próprios estudantes”
Leia mais…
Elon Musk é acusado de quebrar acordo de confidencialidade com Twitter
Cientistas da Universidade da Flórida cultivam plantas com solo lunar
Até quando teremos racismo no futebol?
O projeto foi idealizado durante a pandemia, em 2021 o protótipo foi criado e em 2022 a comunidade escolar pretende formar uma startup para colocá-lo em prática.
A premiação Professor Transformador tem como objetivo reconhecer projetos que estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (CNCC), e são separados em categorias: educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio. E só em 2022, cerca de 800 projetos foram inscritos.