Economia e Negócios

Proenergia Summit 2025 reúne setor de energia no Ceará e se consolida como o principal evento de transição energética do país

Sucesso de público, negócios e networking qualificado, o Proenergia Summit 2025 foi marcado por debates de alto nível e palestras com grandes nomes do setor de energia. Realizado no Centro de Eventos do Ceará, na última quarta e quinta-feira, 24 e 25 de setembro, o evento promoveu cerca de 24 horas de discussões e atualizações, levando conhecimento a aproximadamente 4.500 pessoas que passaram pelo local nos dois dias. 

No total, 36 empresas e startups expuseram seus serviços e soluções, em uma área de 3.500 m2, englobando as principais inovações do setor de energia e estreitando conexões. As palestras foram divididas em três palcos, com apresentações simultâneas, envolvendo 88 profissionais e especialistas renomados, que abordaram importantes temas relacionados à transição energética.

“Esta edição do Proenergia Summit entrou para a história. Certamente, estamos consolidados como o principal evento voltado à transição energética do Brasil. E como eu sempre digo que ninguém faz nada sozinho, sobretudo em um evento deste porte, gostaria de agradecer a todos os envolvidos. Muito obrigado. E que, em 2026, nós consigamos nos superar, mais uma vez, e entregar um evento ainda maior e mais relevante para o nosso público”, agradeceu o presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz.

Solenidade de abertura e entrega do Troféu Jurandir Picanço

Dentre os presentes no primeiro dia de Proenergia Summit 2025, a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Salmito Filho; a Secretária de Relações Internacionais do Governo do Estado do Ceará, Roseane Medeiros; a Secretária de Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freire; o diretor da Enel Ceará, Charles Capdeville; o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, além de membros de outras instituições do setor, segmentos correlatos, membros da diretoria do Sindienergia e representantes de algumas das principais multinacionais do setor de energia.

Nesta edição do Proenergia, a personalidade homenageada com o Troféu Jurandir Picanço, uma das principais honrarias do setor entregue a personalidades que contribuíram com a área de energia, foi o Governador Elmano de Freitas, por sua gestão proativa e atenciosa em prol das causas do setor, consolidando o Ceará como um dos principais polos de energias renováveis a nível nacional e internacional. Por motivos incontornáveis, no entanto, ele não pode estar presente e foi representado pela vice-governadora do Estado, Jade Romero.

A palestra Magna dessa edição foi realizada pelo presidente da FIEC e vice-presidente da CNI, Ricardo Cavalcante, que abordou “O Brasil na rota da Transição Energética”.

Ainda na solenidade de abertura, ocorreu a assinatura de termo de cooperação entre o Sindienergia-CE e o Sindienergia-RS, com a presença da presidente do sindicato gaúcho, Daniela Cardeal. O documento marca importante sinalização de contribuição intersindical e união de duas importantes regiões do país em prol do avanço e desenvolvimento do setor de energia.

Palcos
No palco principal do evento, os temas debatidos foram: Transmissão e Armazenamento de Energia: O Próximo Capítulo da Transição Energética; Hidrogênio Verde: O Futuro é Agora; Hub do Pecém: Como Transformar Ambição em Realidade;  Economia do Mar: Eólica Offshore: A Nova Fronteira; Reforma do Setor Elétrico e Abertura do Mercado Livre; Geração Distribuída 3.0: Qual o próximo passo?; além da apresentação da Carta do Ceará – Manifesto do Proenergia Summit 2025.

As discussões contaram com as participações de representantes do Ministérios de Minas e Energias, Ministério dos Portos e Aeroportos, da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, ONS, ANEEL, EPE, Absolar, ABEEólica, Eletrobrás/Chesf, Absae,  Abraceel, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Secretaria da Indústria do Ceará, Secretaria de H2V do Rio Grande do Sul, CNI, FIEC, SENAI/CE, ZPE Ceará, CIPP, Aecipp, Investe Piauí, Câmara Setorial de Energias do Ceará, do Sindienergia-CE e do deputado estadual Danilo Forte.

Já as empresas participantes foram: Elera Renováveis, Casa dos Ventos, Light COM, Reactive Technologies, Voltália, Enel Green Power, TBEA, PRF Gás Solutions, Worley, QAIR Brasil, OWC Brasil, Ethos ESG Consultoria, Lightsource bp e Owen Cloud.

No espaço técnico, batizado de Palco Deputado Ariosto Holanda (uma homenagem à contribuição do parlamentar ao avanço da inovação e tecnologia no Ceará), os temas foram: Como a Tecnologia Nordex Impulsiona Empregos, Sustentabilidade e a Descarbonização no Brasil; Tendências e Casos Reais de Aplicação da IA para Eficiência, Segurança e Sustentabilidade no Setor Energético; Como o Armazenamento Eleva a Qualidade e a Eficiência Operacional; e Impactos do Curtailment na Geração de Energia Renovável.

Também foram discutidas: Reforma Tributária e o Futuro das Energias Renováveis; Lean Construction em obras fotovoltaicas; ESG no Setor de Serviços; Sistema de geração isolada; Autonomia Energética na Indústria; Segurança dos Técnicos em redes de Distribuição de Energia Elétrica; Como Garantir a Qualidade de Módulos Fotovoltaicos?; e Eficiência Energética na Indústria. 

Participaram representantes da Nordex, B&Q Energia, GoodWe, Eper Group, Casa dos Ventos, CPE, SETTA Engenharia, Chesf, Forma Contábil, Grupo Cosampa, FIEC, GPM Soluções, Ceneged, GoodWe, Sirtec, Enertis APPLUS e SENAI-CE.

Por fim, no palco Manifesto Proenergia 2025 – Transição Energética no Ceará, novidade desta edição, foram reunidas as chamadas Sessões de Debates – Energias do Ceará. Os temas foram: os Desafios da Modernização Regulatória para uma Transição Energética Plena; e Infraestruturas Digitais e Transição Energética.

Foram discutidos ainda: Curtailment como Mecanismo de Expansão das Renováveis; Financiando o Futuro: Como Atrair Capital para a Nova Energia; Regulação e Política para a Nova Geração Distribuída; Gás Natural, Biogás e Biometano; e Energia Nuclear: Expectativas para o Futuro. 

Os temas envolveram representantes do Sindienergia, Grupo Servtec, UFC, FIEC, CTO Digital College Brasil, Seinfra, Qair Brasil, Blend Group, BNB, Arce, APSV Advogados, SDE, Cegás, Marquise Ambiental, INB, Aben e CNEN.

No encerramento do evento, a partir das importantes discussões, nas quais personalidades do Ceará debateram oportunidades e problemáticas, em diversos segmentos da área de energia, o Manifesto do Proenergia foi produzido e assinado, contendo encaminhamentos a serem tocados e acompanhados até a próxima edição do evento, em setembro de 2026.

A cerimônia de encerramento da sétima edição do Proenergia Summit, que é realizado pelo Sindienergia-CE, com o apoio e parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Sebrae, contou ainda com a premiação do hackathon, contemplando três soluções inovadoras voltadas ao setor de energia levantadas durante o evento; sorteio de uma bike elétrica entre o público presente, além de palestra com o filósofo, escritor, ensaísta, apresentador, professor e palestrante Pondé, que encantou o público com a sua apresentação.

Mais detalhes desta edição podem ser conferidas no perfil do Sindienergia-CE no Instagram e no canal do YouTube (@sindienergiaceara).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *