Economia e Negócios

Possível falta de diesel no Brasil preocupa

Nos últimos tempos, possível falta de diesel no Brasil está causando preocupações. Sanções contra Rússia e defasagem de preços com relação ao mercado internacional seriam o principal motivo. Além disso, escassez de diesel na Argentina e diversos outros países sugerem que o mesmo poderá acontecer no Brasil.

Diesel

Devido a guerra contra Ucrânia, os Estados Unidos e a União Européia impuseram sanções e bloqueios à Rússia. Consequentemente, estoques internacionais de combustível chegaram a marcas preocupantes. O país é um dos maiores exportadores do ramo, todo o bloco europeu é alimentado por eles nesse quesito.

Junto a isso, soma-se o aumento constante dos preços do combustível, algo que está ficando crítico por todo o mundo. Apresenta-se uma defasagem de preço em comparação com o mercado internacional, o que é preocupante. Se tais preços persistirem, teremos menos interesse por parte de empresas privadas de importarem diesel, o que afetará nosso abastecimento.

Ultimamente, o preço do combustível nos Estados Unidos vem subindo constantemente. Ao decorrer dos últimos meses, o país vem batendo recordes. Isso também é uma má notícia para outros países, principalmente o Brasil, pois os EUA podem impor restrições de exportação. Esse tipo de medida já foi tomada em outras ocasiões ao longo dos anos, portanto não seria surpresa se fizessem novamente. Se isso acontecer, o Brasil perderá um dos seus maiores fornecedores de diesel.

diesel pode aumentar
Extrator de petróleo (Reprodução/Instagram)

Apesar de ser grande produtor e exportador de petróleo, o Brasil importa diesel e até petróleo cru. Isso se deve ao tipo de petróleo extraído aqui e a insuficiência na capacidade de refino. Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural, e Biocombustíveis), o Brasil bateu recorde de importação de diesel em 2021.

O que acontecerá se faltar diesel?

O diesel é um recurso essencial em diversos setores do país. É uma das principais fontes de combustível, afinal de contas. Principalmente no Brasil, a falta deste recurso pode causar grandes impactos.

Em primeiro lugar, a escassez afetaria o agronegócio. Muitas máquinas utilizadas em grandes plantações para diversas finalidades funcionam a base de diesel. Se caso precisassem economizar ou não utilizá-las, isso diminuiria a produção. Consequentemente, o país teria sua exportação de alimentos reduzida, assim como também faltaria alimentos para os cidadãos.

Diesel pode aumentar
Plantação de soja em colheita (Reprodução/Instagram)

A escassez de alimentos dentro e fora do país e a alta demanda por eles aumentaria os preços. Assim, o bolso do brasileiro e do estrangeiro seria muito afetado por isso. Quanto menor for o estoque de diesel, menor será a produção, a escassez aumentará, e a demanda subirá os preços cada vez mais.

Transportes também seriam afetados pela falta de diesel. Não somente transportes públicos, mas até aqueles que tem seu próprio veículo. O preço da gasolina subiria, afetando ambos. Dependendo do quão crítica for a situação, os ônibus poderiam reduzir as unidades por linha para economizar.

Regulamentação de criptomoedas no Brasil: Possível falta de diesel no Brasil preocupaManifestações contra cortes na Educação em todo país: Possível falta de diesel no Brasil preocupaDiscurso do presidente brasileiro na Cúpula das Américas: Possível falta de diesel no Brasil preocupa

Em maio, a Petrobrás enviou um ofício ao governo federal. Nele, alertou para o risco da falta de diesel no país a partir do segundo semestre. Normalmente, este é o período de maior demanda de diesel tanto nos EUA quanto no Brasil. A situação em nosso país ainda não chegou a tal nível, porém ainda há metade de um ano pela frente, junto com muitas incertezas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *