Pesquisa aponta que casos globais de câncer de mama devem aumentar 38% até 2050
Estudo da Agência Internacional para Pesquisa de Câncer (Iarc) revelou que, em todo o mundo, até 2050, os casos de câncer de mama podem aumentar 38% e as mortes, 68%. Os dados são alarmantes e reforçam outro aspecto apontado pela pesquisa: para que a estimativa não se concretize, é necessário investimento em prevenção.
O levantamento reforça que o cuidado precoce é decisivo, sobretudo nos casos em que os tumores podem ser detectados ainda na fase inicial da doença. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres e a causa mais frequente de morte por câncer nessa população.
Para contribuir de maneira preventiva para o aparecimento da doença, como parte da campanha global de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, a Afya Educação Médica, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica do Brasil, oferta exames de ultrassom de mama e consultas na área de ginecologia, uma das especialidades oferecidas pela instituição, em Fortaleza.
A ação beneficente, que é parte do processo de aprendizagem prática das aulas de pós-graduação, ocorre periodicamente, na sede da instituição, na Rua Vicente Linhares, 500, Térreo, Loja 01, na Aldeota. Os atendimentos são voltados, preferencialmente, para o público mais necessitado, e realizados mediante agendamento prévio junto à unidade.
“O exame de mamografia é fundamental. Ele pode identificar alterações muito antes que o nódulo seja palpável. Mulheres, a partir dos 40 anos, devem realizar o exame todos os anos. E aquelas com histórico familiar de câncer de mama, sejam mães, irmãs ou tias, parentes de primeiro e segundo grau, todas precisam conversar com o médico para iniciar esse acompanhamento ainda mais cedo e fazer a avaliação de outros fatores que podem estar associados com risco”, defende o médico ginecologista na Afya, Leonardo Bezerra.
Para além do risco à saúde, a prevenção também cumpre um importante papel sobre os impactos econômicos e sociais da doença, evitando que as famílias que são lideradas por mulheres fiquem desassistidas em razão do acometimento pelo câncer.
Isso porque, levantamento feito pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) mostrou que, embora o câncer de mama também possa acometer homens, quatro em cada dez mulheres brasileiras deixaram de trabalhar após o diagnóstico da doença. O estudo foi realizado em 2024, numa parceria com o Instituto DataFolha e a farmacêutica AstraZeneca.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos.
Em Fortaleza, a Afya Educação Médica dispõe de educação continuada em 18 especialidades: Clínica em Dor, Psiquiatria, Cardiologia, Dermatologia, Medicina Intensiva Adulto, Psiquiatria da Infância, Reumatologia, Pediatria, Geriatria, Endocrinologia, Ultrassonografia, Valvopatia, Nutrologia, Gastroenterologia, Neuropediatria, Ginecologia e Ecocardiografia. A Afya Educação Médica Fortaleza está localizada na Rua Vicente Linhares, 500, Térreo, Loja 01 – Aldeota.