Paciente da Casa de Cuidados do Ceará realiza sonho do casamento durante internação
O dia 14 de agosto de 2025 ficará marcado na memória do paciente da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), Lourival da Silva, 62, e da cuidadora Rozelani Pereira, 54. Iternado no equipamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) desde 14 de fevereiro de 2025, Lourival esteve sempre acompanhado da companheira, com a qual pôde oficializar a união na ultima quinta-feira (14), nas dependências da CCC, com apoio da equipe de saúde. O momento emocionou a todos, funcionários, familiares e amigos. A celebração foi realizada pela juíza Vanda Gomes e o fisioterapeuta Jeanderson Oliveira, que atua na unidade, foi o responsável pela música.
Lourival e Rozelani se conheceram ainda na adolescência, no município de Itatira, a 214 km de Fortaleza. Mesmo apaixonados, o casal conta que foi necessário se separar, pois, aos 20 anos, Lourival partiu em busca do crescimento profissional em outro estado. “Trabalhei em sete empresas, sempre mudando de uma cidade para outra, naquela época não existia a facilidade de comunicação que temos hoje, então perdi o contato com todos”, explica o paciente.

A perda de contato com Rozelani ocasionou 20 anos de separação. Nesse período, ambos tiveram outros relacionamentos. Até que, em 2010, Lourival voltou a morar em Fortaleza. “Quando ele voltou, não perdi a chance”, conta Rozelani com risadas, afirmando que sempre teve esperança reencontrar o antigo amor.
Ao longo dos anos que passaram juntos, surgiu o desejo de oficializar a união. “Antes de ele adoecer já conversávamos sobre este assunto, pois é preciso um planejamento financeiro para isso. Porém, com a doença, adiamos os planos”, conta Rozelani.
O diagnóstico veio em 2024: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). “Comecei a perder os movimentos, passei por hospitais até ser transferido para a Casa de Cuidados, onde estou atualmente”, explica o paciente. “Um dia, (o Serviço Social da CCC) perguntou o que eu tinha vontade de fazer aqui que ainda não tinha feito, então falei para a assistente social que tinha vontade de casar”, conta.

O desejo foi confidenciado à assistente social Meyrianne Nogueira que, com apoio dos demais profissionais da unidade, organizou o momento para o casal. “Ficamos sensibilizados com a história deles e passamos a realizar mediações junto aos cartórios no sentido de facilitar as orientações e encaminhamentos. Toda a equipe está muito feliz por proporcionar esse momento tão sonhado por eles. Esperamos que esse novo capítulo da história do Seu Lourival e da Dona Rozelani seja símbolo de esperança e ressignificação também na vida de outros pacientes”.