DestaqueInternacional

OTAN: Finlândia e Suécia estão mais próximos

Finlândia e Suécia estão mais próximos da OTAN. No dia 5 de julho, terça feira, os 30 países que compõe a OTAN assinaram o protocolo de adesão que permitem que Finlândia e Suécia se juntem ao grupo.

Encontro da OTAN. Foto: reprodução/Twitter

Assim que a decisão for ratificada, será a maior expansão da aliança desde a década de 1990.

A assinatura aconteceu na sede da OTAN que fica em Bruxelas na Bélgica. Após um acordo do grupo com a Turquia, que

Leia também: Vitoria Strada e Wagner Santos vencem a ‘Dança dos Famosos’

era o único país que não concordava com a entrada. Após o encontro da OTAN em Madrid o presidente turco Ancara suspendeu seu veto, após Finlândia e Suécia garantirem que irão combater o terrorismo.

Membros da OTAN. Foto: reprodução/Twitter

Ambos assinaram um protocolo onde se comprometeram a não apoiar os grupos militantes curdos PKK e YPG ou a rede clérigo americano Fethullah Gulen e que a Suécia confirmasse a extradição de 73 cidadãos turcos.

Leia também: Demi Lovato fala sobre autoimagem

A Rússia advertiu o grupo dizendo que: “haverá sérias consequências militares e políticas” se a adesão dos países fossem confirmadas.

O secretário geral da OTAN Stoltenberg iniciou a reunião dizendo o seguinte:

“É um bom dia para Suécia e Finlândia. E um bom dia para a OTAN. Hoje assinaremos formalmente os protocolos de adesão. Isso marca o início do processo de ratificação.”

Protocolos de Finlândia e Suécia na OTAN
Protocolos de Finlândia e Suécia. Foto: reprodução/Twitter

Stoltenberg ainda destacou o fato:

“Com 32 nações ao redor da mesa, seremos ainda mais fortes e nossa população estar a ainda mais segura, enquanto enfrentamos a maior crise de segurança em décadas.”

Apoio da aliança à adesão a OTAN

O chanceler da Finlândia Pekka Haavisto agradeceu o apoio dos 30 países dizendo: “apoio da aliança à adesão e que espera um rápido processo de ratificação.”

Já a ministra de relações exteriores da Suécia, Ann Linde declarou:

“A assinatura dos protocolos de adesão é um passo importante para nossa integração plena, a próxima fase será o processo de ratificação  em cada um dos países aliados.”

A OTAN ainda disse: “ permanecem abertas às democracias europeias que estão preparadas e desejam contribuir para nossa segurança coletiva.”

Assinatura do protocolo na OTAN

A assinatura do protocolo, permitem que Finlândia e Suécia possa participar das reuniões da aliança, ter acesso a inteligência do grupo, mas ainda não serão defendidos caso sejam atacados, essa defesa pela OTAN só ocorre após a ratificação, que leva até um ano para ser finalizada. Nesse meio tempo Stoltenberg assegurou que ambos os países terão segurança e apoio da OTAN: “A segurança da Finlândia e Suécia é importante para nossa aliança, inclusive durante o processo de ratificação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *