Os finalistas da Libertadores 2022
Na terça feira (06/09), o jogo de volta e decisivo da semifinal da Libertadores, iniciou com Palmeiras recebendo o Athletico Paranaense no Allianz Parque.
Após o primeiro jogo ter terminado com uma vitória magra de 1 x 0 para o furacão, o verdão entrou em campo decidido a virar e conquistar uma vaga na final. E tinha um trunfo a seu favor, a torcida alviverde estava em peso no estádio.
Primeiro tempo de muitos ataques na disputa pela vaga na Libertadores
o Palmeiras começo o jogo pressionando a defesa do furacão, e logo aos dois minutos de jogo, Gustavo Scarpa após receber um belo passe de Zé Rafael, Scarpa abriu o placar, eliminado a vantagem do furacão, e logo depois do gol, Zé Rafael teve uma chance de ampliar o placar, mas Thiago Heleno conseguiu mandar a bola para fora.
Leia também: Semifinais da copa do Brasil agita o futebol Brasileiro
Aos oito minutos, Scarpa faz o goleiro Bento trabalhar, mandando um potente chute com endereço certeiro para gol, mas Bento faz um bela defesa. Aos 15 minutos, Dudu foi tocando a bola em direção à grande área, mas na hora de concluir chutou fraco, sem dar muito trabalho para Bento.
Aos 17 minutos, Vitor Roque passou pela defesa palmeirense e mandou um chute muito forte em direção ao gol, que por pouco não deu trabalho para o goleiro Weverton.
Palmeiras pressionou e manteve a posse de bola com seu ataque, mas terminou o primeiro tempo com um a menos, pois Murilo entro de sola em Canobbio, de principio o arbitro deu apenas um cartão amarelo, mas o VAR reviu o lance e acabou expulsando o jogador alviverde.
Segundo tempo de muitos gols
Mesmo com um a menos, o verdão logo aos nove minutos do segundo tempo, ampliou o placar com Gustavo Gomez, que após boa cobrança de lateral de Marcos Rocha, conseguiu desviar da zaga atleticana e ampliar o placar, e acabar com a vantagem, que no primeiro tempo era decisão em pênaltis, e depois do gol de Gustavo Gomez era vaga direta para a final.
O Furacão não estava disposto a se render facilmente, e aos 18 minutos do segundo tempo Pablo diminui o placar, depois de receber um belo lançamento de Vitinho. Aos 22 minutos do segundo tempo, Scarpa tentou um chute de longa distancia, mas não chegou a dar trabalho para bento. Aos 24 minutos Vitinho bate colocada, quasse tirando tinta da trave.
Saiba mais: Klara Castanho presta queixa contra Leo Dias e Antônia Fontenelle
Aos 27 minutos do segundo tempo, Gabriel Menino mete uma bola com endereço certeiro para o canto do gol, mas Bento faz bela defesa. Aos 39 minutos, quando o jogo se encaminhava para a decisão nos pênaltis, o meio campista Terans, de fora da área manda um bom chute e Weverton não tem chance de defender.
jogo empatado em 2×2 e no placar agregado 3×2 para o furacão. o juiz pega a bola aos 50 minutos e encera o jogo, e o Athletico Paranaense é o primeiro classificado para a final.
Semi final entre Flamengo e Velez pela classificação para final da Libertadores
Depois de ter vencido o primeiro jogo por 4 x 0, o Fla estava praticamente classificado para a final, mas isso não impediu do time de Dorival Jr dar um show para sua torcida. No primeiro tempo, o Velez jogou apenas no contra ataque, pois o Fla teve todo o dominio da posse de bola.
E foi em um contra que o Velez foi o primeiro a balançar a rede no Maraca, Lucas Pratto recebe bom passe, após o cruzamento de Lucas Janson e abre o placar do Maracanã. Aos 42 minutos, Pedro a joia flamenguista empatou o jogo com um golaço de cabeça, Everton Ribeiro faz o cruzamento certeiro na cabeça do artilheiro da libertadores. O primeiro tempo acaba em 1×1.
Pressão rubro-negra no segundo tempo
O segundo tempo foi todo de maioria de posse bola flamenguista, pressão na defesa, com tentativas de gols de Arrascaeta, Pedro, Gabigol.
E o Velez foi segurando o empate, e fazendo faltas que renderam cartões para vários jogadores da Defesa do Velez. Aos 23 do segundo tempo, Marinho de pé esquerdo que não deu chance para que o goleiro pudesse fazer uma defesa.
Aos 26 do segundo tempo, Marinho novamente de fora da área, mandou um belo chute de pé esquerdo, mas passou longe da trave. No fim do jogo aos 48 do segundo tempo, o Fla ainda teve um gol de Pablo anulado pelo VAR.
No placar agregado dos dois jogos, Flamengo acabou com 6×1 no placar agregado. Carimbando seu passaporte para a final.
Terceira final entre Athletico Paranaense e Flamengo. Em nove anos, a final de 2022 que vai acontecer em jogo único em Guayaquil no Equador, em 29 de outubro será a terceira final em que os clubes irão se enfrentar.
As outras duas decisões que aconteceram em 2013 pela copa do Brasil onde o Fla saiu vencedor, e 2020 pela supercopa do Brasil, onde o Fla também foi o vencedor. Em outros confrontos decisivos, o rubro negro carioca leva vantagem sobre o furacão.