Orquestra Modesta convida público infantojuvenilpara uma viagem musical pelo universo dos sonhos
“Canções para Pequenos Ouvidos 2” apresenta palhaçaria e ritmos vibrantes em show no Palácio das Artes, neste domingo, 6/7
Belo Horizonte, MG, julho de 2025 – Como parte da programação das férias, Belo Horizonte recebe o cativante o show “Canções para Pequenos Ouvidos 2“. O espetáculo acontece no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, neste domingo, 6 de julho, às 17h. De classificação livre e com acessibilidade em libras, a performance integra a temporada 2025 do programa Diversão em Cena, uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal.
“Canções para Pequenos Ouvidos 2” é a mais recente criação da Orquestra Modesta, grupo paulistano que celebra 10 anos de existência em 2025, marcado pelo resgate do universo das marchinhas de Carnaval para crianças. O espetáculo dá sequência ao aclamado trabalho lançado em 2017, que gerou o álbum “Canções para Pequenos Ouvidos” e dois videoclipes de animação pelo Selo Sesc. Enquanto o primeiro show explorava as identidades e memórias afetivas da infância, a segunda turnê se dedica ao universo onírico, um tema vibrante e presente na imaginação infantil.
Conduzido com leveza e humor pelo Maestro Sandoval e sua orquestra de palhaços, o show apresenta composições que exploram diversos ritmos brasileiros e globais. As letras das canções abordam tópicos cruciais como diversidade, diálogo e respeito às diferenças. Os sonhos dos palhaços, por sua vez, são o fio condutor da narrativa, variando desde o desejo de se tornar um ídolo musical até a fantasia de ser uma borboleta com superpoderes de voo – cada canção concretiza esses devaneios. O elenco é composto por talentosos palhaços de renomadas companhias brasileiras de teatro e circo.
O diretor teatral Fernando Escrich, também experiente músico-palhaço, compôs a maioria das músicas durante a pandemia. Sutilmente, as letras aludem a temas como diversidade, igualdade, diálogo, respeito, esperança e a capacidade de transformar e construir, buscando estimular a imaginação, a autopercepção e o pensamento crítico em diferentes perspectivas. Três canções são releituras de trabalhos anteriores de Escrich: “Auati e Apuã”, que narra uma lenda indígena sobre o surgimento do milho; “Tic Tac”, da peça infantil “Aurora e o Tempo”, que aborda questões filosóficas sobre a passagem do tempo sob o olhar infantil; e “O blues da lagarta”, sobre a transformação de uma lagarta em borboleta, que dialoga com as mudanças da puberdade.
A montagem de “Canções para Pequenos Ouvidos 2” recebeu apoio do Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc. Desde sua estreia, em maio de 2022, a Orquestra Modesta já cumpriu dezenas de apresentações em diversas cidades, atraindo tanto as crianças da primeira infância quanto o público infantojuvenil.
15 anos de Diversão em Cena
A Fundação ArcelorMittal criou o programa Diversão em Cena há 15 anos, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, por meio da oferta de apresentações gratuitas ou a preços populares. Desde então, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul.
“Em um país tão diverso como o Brasil, é essencial incentivar ações que aproximem as pessoas das expressões artísticas e promovam o diálogo entre diferentes tradições. Mais do que patrocínio, trata-se de garantir que a pluralidade cultural que nos define, une e transforma continue viva, acessível e valorizada por todos”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
Esta apresentação é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal e produção e realização da Lima Produções Culturais e Governo de Minas Gerais. As vendas dos ingressos estão disponíveis pelo site Eventim e na bilheteria do Palácio das Artes.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.
Serviço
O quê: “Canções para Pequenos Ouvidos 2”
Quanto: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Duração: 70 minutos
Classificação: livre
Quando: 6 de julho, domingo, às 16h
Onde: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Belo Horizonte – MG)
Link para fotos aqui
Crédito: Amanda Areias