OBMEP vira meme e tem questões vazadas
Mais de 18 milhões participaram da OBMEP na última terça-feira (7). A prova foi um dos assuntos mais discutidos no Twitter por conta de uma questão de lógica.
O que se pedia na prova é que, sabendo que Pinóquio sempre mente e que ele ao falar: “Todos os meus chapéus são verdes”, a prova oferece cinco possíveis respostas.
- a. Pinóquio tem pelo menos um chapéu
- b. Pinóquio tem apenas um chapéu verde
- c. Pinóquio não tem chapéus
- d. Pinóquio tem pelo menos um chapéu verde
- e. Pinóquio não tem chapéus verdes
Professores especializados tentaram responder a questão.
Ao O Globo, o professor Gilcione Nonato Costa, do departamento de Matemática da UFMG, explica como chegou à conclusão da questão de lógica:
— Se ele não tivesse chapéu, ele tinha dito uma verdade. Então contraria a primeira afirmativa, de que ele mente. Logo, o Pinóquio tem pelo menos um chapéu, e ele não é verde.
Além da declaração dos professores, você pode ver abaixo o vídeo da explicação desta questão:
O professor que nos mostra como desvendar o enigma, é o Professor Sebastião, que tem o canal 300 Segundos de Matemática no You Tube.
Leia mais…
Começa a IX cúpula das Américas: OBMEP vira meme e tem questões vazadasSancionada lei que diminui IRRF de leasing
: OBMEP vira meme e tem questões vazadasJustin Bieber cancela shows para tratar questões de saúde
: OBMEP vira meme e tem questões vazadas
Alunos teriam vazado gabarito e prova da OBMEP
O vazamento aconteceu nas redes sociais, onde alunos teriam vazado, supostamente, o gabarito da OBMEP.
Além dos gabaritos, soltaram fotos da prova.
A prova é realizada de acordo com o turno de estudo do aluno. Ou seja, os alunos que estudam à tarde e à noite, tiveram acesso às respostas pelos alunos que estudam no período da manhã.
O exame é realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e é corrigida nas escolas. É reforçada a regra de que alunos não podem usar aparelhos eletrônicos durante a prova.
O IMPA declarou ao G1 que não houve vazamento das respostas, mas que se comprovarem vazamento, os alunos responsáveis e a escola serão desclassificados.