DestaqueInternacional

O Reino Unido já tem uma nova primeira-ministra

Após dois meses da renúncia de Boris Johnson, o partido conservador anunciou nesta segunda-feira (05/09) a nova primeira-ministra britânica.

Liz Truss é a nova primeira-ministra do Reino Unido
Liz Truss é a nova primeira-ministra do Reino Unido.(Foto: Reprodução/Twitter)


O anuncio foi feito no Centro Elizabeth II em Londres, onde os membros do partido conservador já estão reunidos. O responsável por ler o nome do vencedor é o deputado Graham Brady, que está no parlamento desde 1997.

Leia também: Rússia ameaça parar venda de petróleo
O nome do vendedor saiu de uma votação entre os membros do partido, decidindo também quem irá liderar o partido. Liz Truss foi a escolhida pelo partido conservador , com 57,4% aproximadamente 81 mil votos válidos, contra os 42,6% de Rishi Sunak.

Quando Liz assume o mandato


Truss vai assumir somente após a posse solene que acontece hoje (06/09) na presença da Rainha Elizabeth II, junto com Boris Johnson onde vai ocorrer a formalização da transferência de cargo. Essa cerimônia vai acontecer na Escócia que é onde a rainha se encontra.

Primeira-ministra do Reino Unido


Em seu primeiro pronunciamento após a vitória Truss disse:
Eu vou entregar um plano ousado para cortar impostos e crescer nossa economia. Vou responder à crise energética, lidando com as contas de energia das pessoas, mas também lidando com as questões de longo prazo que temos sobre o fornecimento de energia. E eu vou entregar no Serviço Nacional de Saúde.”


Nesse primeiro pronunciamento Truss foi enérgica em defender os valores do partido conservador, principalmente quando falava no controle de impostos e o foco na economia. E falou da crise energética que se instaurou na Inglaterra após o corte do na emissão do gás russo.

Tenho a honra de ser eleita líder do partido conservador. Obrigada por confiar em mim para liderar e entregar para o nosso grande país. Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido.”

Lideres Europeus se pronunciam

Em outra parte de seu pronunciamento Truss agradeceu Johnson dizendo:
Boris, você conseguiu o Brexit. Você esmagou Jeremy Corbyn, você lançou a vacina. E você enfrentou Vladimir Putin. Você foi admirado de Kyvi a Carlisle.”

Alguns líderes europeus a parabenizaram, Olaf Scholz chanceler da Alemanha:
Parabéns na sua nova função, Liz Truss. Espero nossa cooperação nestes tempos desafiadores. O Reino Unido e a Alemanha continuarão a trabalhar juntos – como parceiros e amigos

Presidente da comissão europeia se pronuncia

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia: “Enfrentamos vários desafios juntos, das mudanças climáticas à invasão da Russia à Ucrânia. Espero uma relação construtiva, com respeito pleno de nossos acordos.

Rishi Sunak, candidato derrotado por Truss:
“O certo agora é que a gente apoie a nova primeira-ministra enquanto ela conduz o país em tempos difíceis.”
Boris Johnson ex-primeiro-ministro, “Parabéns por sua vitória decisiva. Eu sei que ela tem o plano certo para enfrentar a crise do custo de vida, unir o nosso partido e continuar o grande trabalho de unir e nivelar nosso país. Agora é a hora de todos os conservadores ficarem atrás dela 100%.”

Liz Truss discursando sobre o seu mandato
Liz Truss discursando sobre o seu mandato. (Foto: Reprodução/Twitter)

Quem é a primeira-ministra Liz Truss ?

Tem 46 anos, e é defensora do livre comércio e e pertence a ala mais da Direita do partido conservador. Após ficar uma década no setor privado, entrou para a política nos anos 2000, quando foi vereadora no sudeste de Londres e depois em 2010 se tornou deputada pelo distrito eleitoral de South West Norfolk, no leste da Inglaterra.

Semifinais da copa do Brasil agita o futebol Brasileiro: O Reino Unido já tem uma nova primeira-ministra


Assumiu como secretária de justiça em 2017 e secretaria chefe do tesouro em 2019, no mesmo ano assumiu o Ministério para mulheres e igualdade.
Ela é natural de Oxford, no sudeste da Inglaterra, é formada em filosofia, política e economia no Merton College que faz parte da Universidade de Oxford.


Ela ficará à frente do país até as próximas eleições, que estão previstas para 2024. Ela será a terceira mulher a ser primeira ministra, suas antecessoras foram Margaret Thatcher que foi primeira ministra entre 1979 a 1999, tendo um governo bem radical e Theresa May que foi primeira ministra entre 2016 a 2019, e renunciou ao cargo durante o processo do Brexit.

Leia também: Anitta vence em categoria na premiação do VMA
Theresa May também parabenizou Truss:
“Parabéns, Liz Truss. Nos, conservadores, devemos agora trabalhar juntos para encarar os desafios que nosso país enfrenta. Lidar com o custo de vida, entregar para os necessitados e gerir as finanças públicas de forma responsável. Espero apoiar o governo nessa tarefa.”

Plano de governo da primeira-ministra

Durante sua campanha, Truss disse que pretende cortar alguns impostos, dando maior ênfase nas contas de energia que só aumentam pelo país.
Também é defensora da política de zero líquido, que pretende diminuir a necessidade do Reino Unido sobre as energias não renováveis, principalmente das variantes de petróleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *