Economia e Negócios

O Ceará tem pioneirismo nas energias renováveis

Nesta sexta-feira (10.08), ocorrerá no terceiro andar do Senac Reference o última dia de palestras do VIII Encontro Nordeste da APIMEC Brasil, que aborda o futuro do Ceará e de Fortaleza em relação ao hidrogênio verde e mobilidade urbana. A entrada é gratuita.

As palestras começam às 8:30h, com o secretário da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado do Ceará, Adão Linhares, seguido do vice-presidente de operações do Complexo Industrial Porto do Pecém, Fábio Grandchamp, que falará sobre novas oportunidades e o Impacto na vida dos cearenses com a implantação da geração de energia limpa – Fábio Grandchamp. (Ao final, a lista completa das palestras).

O evento, que começou nesta quarta-feira (09.08), reúne executivos de todo o país. Os trabalhos de abertura foram feitos pela presidente Executiva da APIMEC Brasil, Lucy Sousa e pelo vice-presidente, Célio Fernando Bezerra Melo, que destacou o pioneirismo do Ceará.

“O Ceará tem pioneirismo nas energias renováveis e temos acompanhado isso de perto. Estava faltando trazer as pessoas para conhecerem o ambiente, visitar as instituições e por isso surgiu a ideia do conteúdo desse evento. São muitas novidades que se apresentam no estado quando ao hidrogênio verde, além da mobilidade urbana por meio das energias renováveis. São muitos os desafios nessa área. Por isso, esse encontro deve ser entendido como um evento explicativo e exploratório no sentido de conhecer novos setores, além de ser prospectivo para entender para onde caminham esses temas”, destaca Lucy Sousa.

Nesta quinta-feira (10/08), os executivos realizam uma visita técnica a EDP-Pecém. A ideia é conhecer de perto o Projeto de Implantação da primeira molécula de H2V no país.

“O tema da energia é fundamental para as cidades. 80% das pessoas vivem nas cidades e logo 75% da população mundial vai viver nas cidades, o que significa que há grandes desafios e oportunidades e a cidade de Fortaleza tem se preparado para aproveitar as transições para que possamos nos posicionar e sermos a melhor cidade da América do Sul”, ressalta o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, que palestra no evento sobre mobilidade urbana.

Segue programação da sexta:

8h30 – Painel II

  1. Geração de energia limpa no País -Adão Linhares – Secretário da SEINFRA- Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado do Ceará
  2. Novas oportunidades e o Impacto na vida dos cearenses com a implantação da geração de energia limpa – Fábio Grandchamp- Vice-presidente de operações do Complexo Industrial Porto do Pecém
  3. A Governança no Hypercluster da cadeia produtiva do Hidrogênio Verde – Célio Fernando Bezerra Melo – Secretário Executivo de Modernização da Casa Civil do Governo do estado do Ceará.
     

10h30 – Painel III
Grande Debate com a participação de um Analista da Apimec Brasil.

  1. Analista da APIMEC Brasil
    Marco Saravalle – Estrategista-chefe da SaraInvest
  2. EDP Pecém – Experiência na implantação da Primeira molécula
    de Hidrogênio Verde produzida no País
    Eng. Diego Rebouças
  3. O Futuro das Energias Renováveis: Políticas energéticas
    nacionais e regionais, metas ambientais e a disponibilidade da fonte de energia no País
    Luis Carlos Gadelha Queiroz – Presidente do Sindenergia Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *