O 16º Festival de Teatro de Fortaleza começa neste domingo (31) com espetáculo para crianças
A Mostra de Teatro para as Infâncias abre o festival, dia 31 de agosto, no Teatro Antonieta Noronha, com a peça “Quatro Patas”, do grupo Bricoleiros. A programação do festival tem acesso gratuito e vai até dia 12 de setembro.
“Quatro Patas”, do Grupo Bricoleiros. Foto: Acervo Bricoleiros
“Fortaleza dos Coletivos: Entre Cenas e Memórias” é o tema da 16ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza (FTF), que acontece de 31 de agosto a 12 de setembro. São 37 espetáculos teatrais no total, além de ações transversais às apresentações. Neste domingo (31), às 17h, o espetáculo “Quatro Patas”, do grupo Bricoleiros, será apresentado no Teatro Antonieta Noronha, recentemente reinaugurado, abrindo a programação artística do FTF. O acesso é gratuito em todo o evento.
O XVI Festival de Teatro de Fortaleza é um convite a mergulhar nas histórias que moldam a identidade local, celebrando a força criativa dos coletivos que fazem da cena teatral fortalezense um verdadeiro patrimônio. Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Teatro Novo, o festival estará presente em diferentes bairros e espaços da capital.
Reinaugurado no começo de agosto pela Prefeitura, o Teatro Antonieta Noronha recebe o espetáculo “Quatro Patas”, do Grupo Bricoleiros, para abrir a Mostra de Teatro para as Infâncias e a programação geral do Festival de Teatro de Fortaleza. Os Cucas do Pici, Jangurussu, José Walter e Mondubim recebem os outros cinco espetáculos dessa Mostra.
Com programação até dia 12 de setembro, o FTF realiza outras duas mostras temáticas, a Mostra Novos e Outros Olhares, voltada para artistas e grupos iniciantes, e a Mostra Fortaleza em Cena, dedicada a trabalhos com trajetória consolidada. Além das mostras, o festival também contará com apresentações de espetáculos convidados e atividades formativas, incluindo seminário, rodas de conversa, feira da economia criativa, lançamentos literários e encontros afetivos, incentivando o intercâmbio entre artistas, produtores e público.
SERVIÇO
XVI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) – De 31 de agosto a 12 de setembro de 2025 em espaços diversos de Fortaleza/CE. Rede Social: @festivaldeteatrofortaleza.
Abertura da Mostra de Teatro para as Infâncias: 31 de agosto (dom) | 17h | Teatro Antonieta Noronha (R. Pereira Filgueiras, 4 – Centro)
> PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA COMPLETA
> Convite para o espetáculo infantil bilíngue “Chapeuzinho Azul”, de Lyvia Cruz
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA DE TEATRO PARA AS INFÂNCIAS
Dia 31/08 – Teatro Antonieta Noronha
(R. Pereira Filgueiras, 4 – Centro)
17h – “QUATRO PATAS”– Grupo Bricoleiros
A história é conduzida entre o amor de um gato para um menino. Paciência e superação são o foco principal que perpassa por todas as cenas. Além de divertir e emocionar, o espetáculo passa para o público a sensação de estar assistindo a um filme de animação.
Classificação: Livre | Duração: 50min
01/09 – Cuca Jangurussu
(Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu)
14h – “O Pessoalzinho do Ceará – Brincadeiras, Brinquedos e Brincantes” – Grupo Catavento de Teatro
O espetáculo celebra a cultura nordestina para crianças num espetáculo tomado por cores, sons e histórias da nossa terra. Inspirado no emblemático disco Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem, de 1972, do Pessoal do Ceará.
Classificação: Livre | Duração: 40min
02/09 – Cuca José Walter
(R. 69 – Pref. José Walter)
14h – “Alie e as Estrelas” – Teatro Máquina
Alie tem um plano secreto e espera toda a cidade dormir para colocar seu plano em ação. Não contava, contudo, que isso ia deixar Marcolango, o Calango Lango bastante chateado. Os dois se encontram e juntos vão descobrir a força poderosa das estrelas.
Classificação: Livre | Duração: 40 min
03/09 – Cuca Pici
(R. Cel. Matos Dourado, 1499 – Pici)
14h – “Chapeuzinho Azul na Floresta” – Lyvia Cruz
Em uma encantadora releitura visual e poética do clássico conto infantil, Chapeuzinho Azul na Floresta é contada em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A peça traz uma protagonista Coda, filha de mãe Surda, que se aventura por uma floresta habitada por personagens femininas, representando diferentes aspectos da Cultura Surda.
Acessibilidade: Espetáculo em Libras
Classificação: Livre | Duração: 40 min
04/09 – Cuca Mondubim
(R. Prof. Glauco Lobo, s/n – Novo Mondubim)
14h – “Um Amor Astronômico” – Grupo Comédia Cearense
O espetáculo conta uma linda e divertida história da convivência do Sol com a Lua. O Sol se acha o melhor e mais poderoso, afinal ele tem um Sistema pra chamar de seu e todos os planetas giram ao redor dele. A peça faz uma reflexão sobre o respeito ao próximo e o quanto cada um pode se amar mesmo com as diferenças naturais.
Classificação: Livre | Duração: 60min
05/09 – Cuca Pici
(R. Cel. Matos Dourado, 1499 – Pici)
14h – “A Bruxa e a Natureza” – Calu Maravilha
Em uma floresta mágica onde os animais vivem felizes em harmonia com a natureza, a paz é ameaçada pela invejosa bruxa Nocréia, que usa seus óculos mágicos para aprisionar os bichos e espalhar o medo. Mas tudo muda quando um grupo de crianças corajosas descobre seu segredo e destrói os óculos do poder. Um espetáculo repleto de fantasia, coragem e esperança que encanta todas as idades.
Classificação: Livre | Duração: 45 min