Nova temporada da websérie “Sertão Delas” chega com histórias de mulheres artistas do sertão cearense
O projeto é idealizado pela produtora cultural e realizadora audiovisual Alexia Duarte
A websérie documental Sertão Delas estreou sua segunda temporada neste mês de julho com novos episódios dedicados a registrar a trajetória de mulheres artistas do sertão cearense. O projeto é idealizado pela produtora cultural e realizadora audiovisual Alexia Duarte e conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei Paulo Gustavo.
A proposta da série é dar visibilidade ao trabalho de mulheres que atuam em diferentes linguagens artísticas em cidades do interior do estado. Na nova temporada, os episódios foram gravados na região Centro-Sul e Sertão Central do Ceará e estão sendo disponibilizados no canal de Alexia Duarte no YouTube.
O primeiro episódio apresenta Michelle Maciel, de Quixadá. Gestora executiva da Casa de Saberes Cego Aderaldo, Michelle é especialista em Gestão Cultural, integrante da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) e atua como produtora audiovisual, cineclubista e realizadora independente. Ela já coordenou a Escola de Cinema do Sertão, participou do projeto de extensão NAVI (Núcleo de Pesquisa e Experimentos Audiovisuais do IFCE) e dirigiu o filme “Umbilical”, pelo coletivo Cinema Instantâneo.
O segundo episódio é dedicado às artistas e educadoras Morgana Ceballos e Andreia Feitosa, de Quixeramobim. Morgana é artista visual, licenciada em Artes Visuais pela UFPB, professora de artes e desenvolve trabalhos de experimentação com diferentes materiais. Andreia é professora e mestre em Geografia pela mesma instituição. Por meio da arte e da educação, ela busca promover reflexão e transformação em sala de aula.
A websérie conta também as trajetórias de Sara Benvenuto (Cineasta – Iguatu, Ceará) e Gabi Oliveira (Artesã – Jucás, Ceará). Para mais informações e acesso aos episódios, o público pode acompanhar o canal de Alexia Duarte no YouTube ou seguir o perfil @sertaodelas no Instagram.