Nova Diretoria da ABES Ceará será empossada no dia 27 de agosto com foco em ações permanentes, diálogo intersetorial e inovação
Solenidade de posse da Diretoria e Conselhos Consultivo e Fiscal da ABES-CE para o biênio 2025-2027 ocorrerá no Auditório do CREA-CE, em Fortaleza, a partir das 19 horas
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Ceará (ABES-CE) realizará, no próximo dia 27 de agosto, a partir das 19 horas, a solenidade de posse da nova Diretoria e Conselhos Consultivo e Fiscal para o biênio 2025-2027. O evento ocorrerá no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), localizado da Rua Castro e Silva, 81, no Centro de Fortaleza.
A nova Diretoria assume o compromisso de intensificar sua atuação como elo estratégico entre sociedade civil, instituições e poder público, com metas claras para o biênio. “Nossa gestão dará continuidade às ações de formação de quadros técnicos, defesa de políticas públicas de qualidade e promoção de eventos de impacto, marcas da Diretoria anterior”, afirma a presidente da ABES-CE, Gleyciane Nobre.
Engenheira ambiental e sanitarista e engenheira em segurança do trabalho, Gleyciane também é professora convidada da Universidade de Fortaleza (Unifor), além de trabalhar na Diretoria de Operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e atuar como consultora e projetista da área de saneamento.
Segundo ela, entre os pontos que serão aprimorados pela nova gestão, estão: ampliação da comunicação institucional, aproximação com a sociedade civil e uso de ferramentas digitais para engajamento e capacitação. “Como novidade, pretendemos implementar programas permanentes de diálogo intersetorial e grupos temáticos de inovação, voltados a soluções práticas e aplicáveis ao Ceará”, acrescenta a presidente, destacando que o processo de escolha dos membros da Diretoria e Conselhos foi pautado pela representatividade, competência técnica e diversidade de experiências dos integrantes.
Entre os critérios observados para a formação do corpo diretor, ganham destaque pré-requisitos como experiência, histórico de contribuição para a ABES, capacidade de articulação institucional e compromisso com os princípios da associação. “Buscou-se reunir profissionais com sólida trajetória no saneamento, meio ambiente, direito, gestão pública e privada, além de jovens lideranças com potencial de inovação”, diz Gleyciane.
Metas
Entre as principais metas da ABES-CE para o biênio 2025-2027, estão: contribuir para a universalização do saneamento no Ceará, em consonância com o Novo Marco Legal; Realizar o II Sanear CE, consolidando o evento como um dos maiores fóruns técnicos do Nordeste sobre saneamento e sustentabilidade; fomentar o reconhecimento de empresas, instituições e profissionais do setor; fortalecer as relações institucionais da ABES-CE com governos, órgãos reguladores, universidades, setor privado e entidades de classe; ampliar a formação técnica e científica de profissionais, com foco em temáticas emergentes como ESG, economia circular e resiliência climática; e dar maior visibilidade à agenda do saneamento e do meio ambiente.
“Com essas iniciativas, a nova Diretoria busca consolidar a ABES-CE como referência em governança, inovação e articulação para o avanço do saneamento e da sustentabilidade no Estado”, reforça a presidente.
Sobre a ABES
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) é uma entidade com fins não econômicos que reúne cerca de 10 mil profissionais do setor. Fundada em 1966, tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
Conheça a nova Diretoria da ABES-CE
Gleyciane Nobre Rocha – presidente
João Fernando de Abreu Menescal – vice-presidente
João José Hiluy Filho – 1º secretário
Suellen Galvão Moraes – 1ª tesoureira
Francisco Humberto de Carvalho Junior – diretor de Articulação Institucional
Marisete Dantas de Aquino – diretora de Saneamento Ambiental
Mônica Letícia M. Carvalho Mesquita – diretora de Eventos Técnicos
Silvio Luiz de Sousa Rollemberg – diretor de Inovação
Conselho Consultivo
Marconi José Barbosa da Silva
Maria Amélia Souza Menezes
Gleyciane Nobre Rocha
Conselho Fiscal
Tadeu Dote Sá
Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral
Petrônio Ferreira Soares