Destaque

Nova Diretoria da ABES Ceará será empossada no dia 27 de agosto com foco em ações permanentes, diálogo intersetorial e inovação

Solenidade de posse da Diretoria e Conselhos Consultivo e Fiscal da ABES-CE para o biênio 2025-2027 ocorrerá no Auditório do CREA-CE, em Fortaleza, a partir das 19 horas

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Ceará (ABES-CE) realizará, no próximo dia 27 de agosto, a partir das 19 horas, a solenidade de posse da nova Diretoria e Conselhos Consultivo e Fiscal para o biênio 2025-2027. O evento ocorrerá no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), localizado da Rua Castro e Silva, 81, no Centro de Fortaleza.

A nova Diretoria assume o compromisso de intensificar sua atuação como elo estratégico entre sociedade civil, instituições e poder público, com metas claras para o biênio. “Nossa gestão dará continuidade às ações de formação de quadros técnicos, defesa de políticas públicas de qualidade e promoção de eventos de impacto, marcas da Diretoria anterior”, afirma a presidente da ABES-CE, Gleyciane Nobre.

Engenheira ambiental e sanitarista e engenheira em segurança do trabalho, Gleyciane também é professora convidada da Universidade de Fortaleza (Unifor), além de trabalhar na Diretoria de Operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e atuar como consultora e projetista da área de saneamento.

Segundo ela, entre os pontos que serão aprimorados pela nova gestão, estão: ampliação da comunicação institucional, aproximação com a sociedade civil e uso de ferramentas digitais para engajamento e capacitação. “Como novidade, pretendemos implementar programas permanentes de diálogo intersetorial e grupos temáticos de inovação, voltados a soluções práticas e aplicáveis ao Ceará”, acrescenta a presidente, destacando que o processo de escolha dos membros da Diretoria e Conselhos foi pautado pela representatividade, competência técnica e diversidade de experiências dos integrantes.

Entre os critérios observados para a formação do corpo diretor, ganham destaque pré-requisitos como experiência, histórico de contribuição para a ABES, capacidade de articulação institucional e compromisso com os princípios da associação. “Buscou-se reunir profissionais com sólida trajetória no saneamento, meio ambiente, direito, gestão pública e privada, além de jovens lideranças com potencial de inovação”, diz Gleyciane.

Metas

Entre as principais metas da ABES-CE para o biênio 2025-2027, estão: contribuir para a universalização do saneamento no Ceará, em consonância com o Novo Marco Legal; Realizar o II Sanear CE, consolidando o evento como um dos maiores fóruns técnicos do Nordeste sobre saneamento e sustentabilidade; fomentar o reconhecimento de empresas, instituições e profissionais do setor; fortalecer as relações institucionais da ABES-CE com governos, órgãos reguladores, universidades, setor privado e entidades de classe; ampliar a formação técnica e científica de profissionais, com foco em temáticas emergentes como ESG, economia circular e resiliência climática; e dar maior visibilidade à agenda do saneamento e do meio ambiente.

“Com essas iniciativas, a nova Diretoria busca consolidar a ABES-CE como referência em governança, inovação e articulação para o avanço do saneamento e da sustentabilidade no Estado”, reforça a presidente.

Sobre a ABES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) é uma entidade com fins não econômicos que reúne cerca de 10 mil profissionais do setor. Fundada em 1966, tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Conheça a nova Diretoria da ABES-CE

Gleyciane Nobre Rocha – presidente
João Fernando de Abreu Menescal – vice-presidente

João José Hiluy Filho – 1º secretário
Suellen Galvão Moraes – 1ª tesoureira

Francisco Humberto de Carvalho Junior – diretor de Articulação Institucional
Marisete Dantas de Aquino – diretora de Saneamento Ambiental
Mônica Letícia M. Carvalho Mesquita – diretora de Eventos Técnicos
Silvio Luiz de Sousa Rollemberg – diretor de Inovação

Conselho Consultivo

Marconi José Barbosa da Silva
Maria Amélia Souza Menezes
Gleyciane Nobre Rocha

Conselho Fiscal

Tadeu Dote Sá
Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral
Petrônio Ferreira Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *