“Negócios com o Canadá” revela estratégias para empreender naquele país e reforça expansão internacional do Instituto Atlântico
Fazer negócios e empreender no Canadá é possível, desde que seguindo os passos corretos e contando com o apoio necessário para superar eventuais desafios culturais e do próprio mercado. Esta foi a conclusão principal do evento “Fazendo Negócios com o Canadá – Fortaleza”, realizado nesta quinta-feira (dia 4), na sede do Instituto Atlântico, em Fortaleza. Iniciativa conjunta do Escritório Comercial do Canadá em Recife e do Instituto Atlântico, o encontro coincide com o movimento de internacionalização do próprio Atlântico, que projeta abrir um escritório naquele país nos próximos anos. “Estamos nos preparando para isso. Quando resolvemos experimentar o mercado internacional, vendendo para empresas de outros países, já tínhamos 20 anos de relacionamento com grandes empresas, grandes projetos. Mas nesse movimento de internacionalização, a gente precisou reaprender muita coisa, nos aspectos de apresentação de projetos e de adaptações culturais”, comenta Alberto Schilling, Diretor Comercial do Instituto Atlântico.
Os painéis do evento trataram de cooperação e de oportunidades promissoras e de como as empresas brasileiras podem aproveitá-las da melhor forma. Entre os participantes do encontro esteve Ron Klappholz, Conselheiro para a área de Comércio na Embaixada do Canadá no Brasil. “Esta é a primeira vez que visito o Nordeste, e estou bem impressionado com o ecossistema de tecnologia e inovação de Fortaleza. O Canadá é um país que valoriza a colaboração internacional e o multilateralismo. Esses princípios fazem a nossa diplomacia e também como nós construímos as relações de trabalho. Esses valores são o que o Canadá busca como estratégia econômica. Estamos procurando ser mais competitivos, mais produtivos e uma economia diversificada, que conecta os mercados globais. Além disso, o Canadá valoriza muito a relação com o Brasil, que é nosso terceiro maior parceiro comercial nas Américas”, declarou.
Oportunidades
Izabela Duarte, Trade Commissioner do Escritório Comercial do Canadá em Recife, abordou, no painel “Canadá: Destino Estratégico para Investimentos”, as oportunidades e vantagens competitivas que o Canadá oferece a empresas brasileiras e cearenses. “Somos pagos pelo governo do Canadá para oferecer serviços diferenciados, identificando oportunidades para as empresas que querem ir para o Canadá, identificamos parceiros para as companhias daquele país, aqui no Brasil, e temos programas de visitas técnicas e missões comerciais. Reconhecemos que o Ceará é um hub estratégico e de conexões, para várias partes do mundo, com uma infraestrutura em expansão”, analisou.
Em seguida, Albert Schilling, Diretor Comercial do Instituto Atlântico, e André Bezerra, Gerente de Programa do Instituto Atlântico, abordaram sobre “A Jornada de Internacionalização do Instituto Atlântico”, detalhando o movimento iniciado em 2020. “A decisão de internacionalizar surgiu da necessidade de diversificar a carteira de clientes e expandir os mercados de atuação. Inicialmente, buscávamos uma estratégia para complementar o mercado brasileiro e impulsionar o crescimento. A iniciativa foi impulsionada pela experiência de membros da equipe do Instituto Atlântico em projetos internacionais e pela familiaridade com as culturas brasileira e canadense. A estratégia consistiu em adaptar o modelo de negócio já existente, que funcionava com grandes empresas, considerando as particularidades de cada cliente internacional”, comentou André Bezerra.
Temáticas
A programação ainda teve as palestras “Mid-Tier Colocation: Conectividade, Eficiência e Escala”, com James Mackenzie, da PureColo, empresa canadense do ramo de data centers; “CCBC Fortaleza”, com Igor Gonçalves, da Câmara de Comércio Brasil–Canadá (CBC), capítulo Fortaleza; “Cooperação e Oportunidades em Edmonton”, com Angélica Mencke, da Edmonton Global (de forma online); e “Empreender entre Dois Mundos”, com Patrícia Garcia da Rosa, da PGR Global Consulting.
“Nós queremos, com esse evento, explorar o multilateralismo, a cooperação, a aproximação entre os países, para que a gente cresça, em todos os aspectos, de tecnologia, de inovação e de negócios, que queremos estabelecer aqui. Estamos felizes de comemorar nossos 24 anos, neste mês, também com a realização deste encontro, que reforça o Instituto Atlântico como instituição de referência no Brasil em Ciência e Tecnologia”, disse Francisco Moreto, Superintendente do Atlântico.
Sobre o Atlântico
O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de natureza privada, sem fins lucrativos, que há 24 anos atua no desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, com foco nas áreas da indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0. Instituído pelo CPQD e pela Padtec, tem sede em Fortaleza (CE) e forte presença nacional e internacional. Sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Educação (P,D&I+E) é impulsionada por programas de incentivo à inovação, como a Lei de Informática, Lei do Bem, P&D ANEEL e EMBRAPII. Expandindo sua presença para além do mercado nacional, o Atlântico Global oferece soluções tecnológicas inovadoras e de ponta, nos Estados Unidos e no Canadá, para pequenas e médias empresas de base tecnológica em rápido crescimento. Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo, por meio da aceleração de startups; Corporate Venture Capital (CVC), direcionada para Venture Building, impulsionando o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica; Educação, por meio da marca AVANTI, apoiando o MCTI/SOFTEX na capacitação gratuita de pessoas em tecnologias emergentes, visando melhorar seus posicionamentos no mercado de tecnologia e, na linha de cursos pagos especializados, um repertório de cursos voltados para dotar pessoas com formação, de capacidades e saberes tecnológicos superiores.
Seu ecossistema de inovação conecta pesquisa e desenvolvimento ao mercado por meio de parcerias estratégicas com universidades, ICTs, empresas e startups. Com mais de 600 colaboradores altamente qualificados, possui um índice de satisfação interna acima de 88% e uma forte representatividade feminina em cargos de liderança (41%). Em 2025, conquistou o 1º lugar no GPTW Ceará e o 23º do Brasil, na categoria empresas de médio porte. Este foi o oitavo ano consecutivo em que o Atlântico aparece com destaque no ranking do GPTW. Saiba mais: www.atlantico.com.br.

