MV Bill lança seu novo livro ‘A Vida Me Ensinou a Caminhar’

No programa Trace Trends do dia 3 de junho, no canal do Multishow, o grande entrevistado foi o rapper, cineasta e ativista Alex Pereira Barbosa, mais conhecido como MV Bill. Ele foi entrevistado por Alberto Pereira Jr, e no decorrer da conversa contou um pouco sobre seu livro ‘A Vida Me Ensinou a Caminhar’.
Então quando foi questionado sobre o porquê do lançamento deste livro aos 48 anos (vale a pena ressaltar que MV Bill possui 4 livros, porém em anos distintos), o rapper disse:
”Quando chega nessa fase da vida, pelo menos para mim e tem sido para muitas outras pessoas, dá mais vontade de contar a experiência, às vezes para gente que é preto, oriundo de favela, onde tem muito pobre financeiramente, a perspectiva é muito curta.”

Ele continuou: “Você sonha em chegar vivo com uma idade mediana, e aí quando a gente descobre outros caminhos, outros meios, outras formas de vida, você percebe que é possível de chegar em uma idade mais avançada. […]’’ e finalizou: ‘’chegar bem com saúde, vivendo e produzindo coisas, né? Isso vem da vontade de contar as coisas que me fizeram chegar aqui até os dias de hoje.” , concluiu Bill.
Veja abaixo um vídeo de como foi o lançamento do livro de Bill: A vida me ensinou a caminhar’, na Livraria Cultura da Avenida Paulista:
Uma publicação compartilhada por MV BILL (@mvbill)
Confira aqui no nosso portal: Cantora Britney Spears se casa e familiares não comparecem
Por outro lado, Bill não só falou sobre suas motivações com o livro, como também falou sobre a música: ”Apesar de ser do hip-hop, eu sempre achei que deveria transitar pelas artes, pelas culturas e pelas figuras que formam a nossa sociedade. Porque eu vi artistas americanos fazerem isso também, como o Tupac […].”
De Alex Pereira Barbosa da ‘Cidade de Deus’, para MV Bill
Antes de mais nada, confira abaixo a música ‘Essência’, que conta a trajetória de MV Bill, criado no bairro da Cidade de Deus no Rio de Janeiro.
Além disso, em um trecho da música, há o depoimento de uma moradora da Cidade de Deus, em que fala um pouco sobre MV Bill: “Eu Dona Rosa daqui da Cidade de Deus segui a carreira do Bill, desde que ele começou a gravar, ensaiar lá no Brizolão. Gabriel O Pensador veio, ele fez muito evento aqui no campo do apê com O Rappa, Caetano Veloso, Djavan”.
E do mesmo modo, ainda continuou: “Foi um garoto que sofreu muito pra ‘tá onde ele ‘tá hoje, não foi de mão beijada, não. Foi muita luta, muito trabalho”.
Saiba mais: Zayn Malik publica vídeo: música do antigo One Direction
Ainda mais, em seu Instagram, Bill contou em uma publicação como tudo começou. Ademais, essa parte de sua trajetória também está presente em seu livro, para quem tiver curiosidade. Confira a publicação:
Uma publicação compartilhada por MV BILL (@mvbill)
Ainda por cima, o rapper também já havia publicado um vídeo emocionante de sua trajetória, ainda na mesma mídia social:
Uma publicação compartilhada por MV BILL (@mvbill)
Sobretudo, durante sua entrevista para o ‘Trace Tends’, ao ser questionado sobre o que achava da alta do hip hop e do trap atualmente, MV Bill afirmou:
É outra cena, embora seja uma variação do rap, o trap, mas é uma outra cena, uma outra proposta, são jovens que vem de outra realidade. […] Eu acho muito importante, porque apesar de ser uma outra linha, de fazer um outro tipo de som, eles conseguiram colocar a música em um patamar que outro gênero e outras variações não tinham conseguido ainda.
Confira: Primeiro single de Demi Lovato em seu 8º álbum
Futuros projetos de MV Bill
Bill demonstra que seu talento vai muito além da música. Ainda em entrevista, ele contou que possui planos com a dramaturgia. Hoje o cineasta está escrevendo um roteiro para um curta-metragem. Neste projeto, ele mesmo fará a trilha sonora, além de selecionar os atores e também dirigir.
Posteriormente, o rapper também contou um pouco sobre como é a experiência: “Poder trabalhar com audiovisual é dar a possibilidade para as pessoas pretas serem protagonistas de sua própria história, sem precisar que outras pessoas contem por ela. E essa representação acho que tem que ter em todos os setores da sociedade”.
Acima de tudo, MV Bill deixou uma frase marcante em sua entrevista, ainda falando sobre a dramaturgia e a luta dos negros na sociedade:
“A gente tem que contar nossa própria história, a gente tem que correr atrás pelo nosso próprio querer”.
Ademais, em sua música ”Nossa Lei”, com Kmila CDD e Stefanie, Bill fala sobre a importância da união dos negros. Com isso, em um trecho da música, diz: ”Sem enfraquecer, sem desmerecer, se comunicar para unificar, está na nossa lei”. Veja:
Por conseguinte, na conversa ainda com Alberto Pereira Jr, o rapper afirmou que possui um ”trânsito” muito bom com os mais jovens. Além disso, afirmou que vem trabalhando em um novo EP, que contará com muitas participações especiais, e com um público mais jovem. Estaremos esperando!!!
Por fim, vale a pena ressaltar também que, após 2 anos e meio distante dos palcos, MV BIll se apresentou na Virada Cultural de SP no dia 28 de maio.
