Mês das Crianças no Circuito Liberdade conta com mais de 40 atrações, entre teatro, feira de artes, culinária e oficinas
Programação construída em rede ocupa todo o mês de outubro, com a maior parte das atividades gratuitas, convidando toda a família
Mês das Crianças – Circuito Liberdade
Informações para a imprensa:
Maron Filho | (31) 3236-7378 | (31) 98203-0083 | maron.filho@fcs.mg.gov.br circuitoliberdade.mg@gmail.com
Os espaços integrantes do Circuito Liberdade prepararam uma vasta programação destinada ao público infantil no mês em que se celebra o Dia das Crianças (12/10). As mais de 40 atrações vão de teatro à culinária, passando por feiras de artes visuais, atividades de leitura, contação de história e oficinas diversas, que estimulam a criatividade dos pequenos e convidam à união familiar, em torno de atividades lúdicas, saudáveis para pais e filhos. Com ações gratuitas e outras pagas, a programação oferece alternativas ricas para quem fica em Belo Horizonte ou chega à capital durante o período. As atrações completas podem ser acessadas neste link.
Na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o público participa de oficinas que vão de origami à construção de objetos voadores, além de encontros para leitura e outras brincadeiras. A Casa dos Quadrinhos associou sua programação ao Museu Mineiro, onde realizará, no dia 4/10, a feira “ENSAIO”, com venda e exposição de obras e produtos dos alunos e lançamento da revista “CDQemQuadrinhos”. O Museu dos Brinquedos também recebe atividades da Casa dos Quadrinhos, que oferece a oficina “Desenhando na Rua”, durante o evento “Fantástico Festival de Brincadeira e Cultura”, novo nome do já tradicional “Se essa rua fosse minha…”, que o museu promove na Praça da Savassi, no dia 12/10. A Casa dos Quadrinhos participa, ainda, no dia 25/10, do Anime Festival BH, com oficina e palestra sobre criação de HQs.
O CCBB BH mantém em cartaz durante todo o mês o espetáculo infantojuvenil “Fábrica de Nuvem”, que, com fantasia e ludicidade, aborda as mudanças climáticas e a preservação ambiental. A trama acompanha uma palhaça, que é responsável por cuidar de uma fábrica de nuvens, espaço responsável por manter o clima mundial estável. Os ingressos estão disponíveis a preço popular. Já o Espaço do Conhecimento UFMG, de 11 a 19/10, promove oficinas artísticas, tarde de jogos interativos, teatro de sombras, atividade acessível em Libras, entre outras ações, compondo 13 atividades, todas gratuitas.
A festa do dia — No Dia das Crianças, a Praça da Savassi recebe o “Fantástico Festival de Brincadeira e Cultura”. É a estreia do novo nome do tradicional projeto “Se essa rua fosse minha”, realizado desde 2011 pelo Museu dos Brinquedos e já presente na memória afetiva de milhares de famílias belo-horizontinas. A programação é gratuita, acessível e diversa, reunindo brincadeiras tradicionais, como cabo de guerra e pega-pega, oficinas de construção de brinquedos, como pião de jornal, peteca e aviãozinho de papel, atividades artísticas, de pintura, desenho, argila e outros materiais, além de apresentações culturais. As crianças também poderão trocar seus brinquedos entre si, estimulando o consumo consciente.
O Museu dos Brinquedos preparou outras atrações convidando crianças, famílias e educadores para a programação “Casa, Cidade, Planeta – um convite para brincar e pensar ecologicamente”. Nos dias 14 e 15, o espaço realiza o espetáculo teatral “O menino mais rico do mundo”, que aproxima as crianças da história do teatro e dialoga com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2025 (COP30), a ser realizada em novembro, no Brasil. Ao tratar de escolhas, valores e partilha: riquezas que não cabem no bolso, como amizade, cuidado e responsabilidade com o lugar onde vivemos, o espetáculo coloca as crianças, de maneira lúdica, no cerne das reflexões contemporâneas. Além disso, a programação conta com “Gincana Ecológica Divertida”, “Exposição de Brinquedos com a Mala Mágica”, teatrinho de marionete, “Oficina de Inventar Máquina Mirabolante Para Resolver Problemas Ecológicos” e resgate de brincadeiras tradicionais.
Culinária em família, empreendedorismo à vista — O Ponto Cultural CDL/BH promoverá, no dia 20/10, uma oficina de confeitaria interativa e “mão na massa” voltada para crianças de 8 a 14 anos, acompanhadas por seus responsáveis. A oficina “Confeitaria para Crianças” é uma parceria com Alexandre Palione, mineiro que foi ganhador de uma fase do reality “Bake Off Brasil”, do canal de televisão SBT. Durante a atividade, os participantes irão preparar receitas de brigadeiro e alfajor, em uma experiência educativa e divertida que também introduz noções de empreendedorismo.
O Palácio das Artes realiza uma gama de atividades para os pequenos, todas gratuitas, com exceção da peça “Alice no País das Maravilhas”, encenada no dia 12, Dia das Crianças. Trazendo uma síntese de soluções e referências de várias montagens do Grupo Giramundo, o espetáculo se insere no contexto da Ocupação Giramundo, iniciada no dia 11/10 com a mostra “Bonecos Giramundo”, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, que contará também com sessões de cinema, atividades educativas e visitas guiadas.
Ainda no dia 11, o Palácio das Artes promove o “Palco Aberto – Dia do Pequeno Artista”, que é fruto da parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), integrando o programa “Sobre Tons”, iniciativa antirracista do MPMG que busca sensibilizar a população em relação às pautas raciais e combater o racismo; a edição se dedica a esse tema, valorizando artes negras. A programação conta com oficinas, troca de livros, brincadeiras, teatro, contação de histórias, entre outras atividades. Os pequenos poderão participar do ateliê “Cartas de Alice”, promovido pelo Educativo da Fundação Clóvis Salgado e inspirado no clássico “Alice no País das Maravilhas”. A atividade convida crianças a partir de 10 anos a criarem bonecos de papel inspirados nos soldados de cartas da Rainha de Copas.
Para todas as infâncias — O Sesc reservou espaço para dois espetáculos teatrais: “Siricoté – 15 anos do Grupo Serelepe”, nos dias 11/10 e 12/10, e “Como a Noite Apareceu”, da Cia Ventana de Teatro, no dia 19/10, ambas a preços populares. O espaço receberá também a contação de história “Peter Pan Surdo na Terra do Nunca Ouve”, no dia 4/10, com entrada gratuita. O Sesc promove, ainda, o “Ninho Festival”, destinado a bebês e crianças muito pequenas, público da chamada primeiríssima infância e suas famílias. A programação é gratuita e conta com bate-papo, oficina, espetáculo teatral e vivências artísticas.
Nos dias 11 e 12, o Teatro Feluma apresenta o espetáculo “Alexa no País das Maravilhas Virtuais”, com Branda Sol e Cláudio Diniz. A peça explora o impacto da tecnologia na juventude atual de forma lúdica e instigante, em um convite à reflexão sobre o uso consciente da internet e dispositivos digitais, especialmente no universo dos adolescentes. A atração é paga, com valor de R$ 60 a inteira.
Pela cidade e de casa — A Minasplay, plataforma de streaming da Empresa Mineira de Comunicação, realiza duas Mostras Itinerantes para o público infantil. A primeira será realizada no dia 7/10, às 10h, no Cine Cardume Rodoviária, no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, e no dia 9/10, no teatro Matilde Maria Fonseca, do Morro Alto, em Vespasiano. Nos eventos, o público confere “Cosmo, O Cosmonauta”, “Mina e Elvira”, “Teo, o menino azul” e “Felícia e os Super-Resíduos do Bem”. Além das produções que entram em cartaz na telona, a programação infantil segue em destaque e totalmente gratuita na plataforma, com curtas, longas e animações para as crianças.
Encerrando a semana que celebra o Dia das Crianças, será realizada a festa “EMC na Pracinha” no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em Belo Horizonte, no dia 17/10, das 17h às 22h. O complexo abriga a Rede Minas, a Rádio Inconfidência e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com atrações para as crianças e a família.
A Casa Fiat de Cultura reserva aos pequenos atividades com música, circo e construção de presépios. No dia 12, um ônibus musical, equipado com diversos instrumentos sonoros, materiais didáticos, artísticos e audiovisuais, será espaço para uma experiência sensorial e inclusiva para crianças de 4 a 12 anos. A atividade é gratuita, com inscrição prévia no Sympla. No dia 15, o museu ocupa seus jardins, durante toda a tarde, com a oficina “Circo Cia Gêmea – Picadeiro da cultura e da alegria”, que põe a criançada para exercitar ludicamente as atividade de um espetáculo de circo, como palhaçaria, malabares, equilibrismo, mágica e música. A inscrição também é gratuita, via Sympla.
O museu promove, ainda, a oficina “11º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura”, dos dias 16 a 19, que, neste ano, terá como inspiração as comunidades ribeirinhas do interior do Brasil. A cena natalina será construída coletivamente, a partir da representação da fauna, da flora nativas e do casario em palafitas. No dia 19, o espetáculo “Descobrindo o mundo da música”, com o Grupo Sinfonia, ocupará os jardins a Casa Fiat de Cultura, com obras de Mozart, Tchaikovsky, Villa-Lobos e canções populares brasileiras, em um roteiro por cenários que vão de bailes elegantes a trens pelo interior do Brasil, conduzido por um narrador que transforma cada nota em aventura, instigando a curiosidade e o fascínio das crianças.
Formação de público e resgate de experiência — A iniciativa dos integrantes do Circuito Liberdade em desenvolver programação em rede para as crianças é vista como ação estratégica por Lucas Amorim, coordenador executivo do Circuito Liberdade. “Além de promover entretenimento e cultura para as crianças, o que os espaços integrantes fazem ao produzir programação em rede, diversa e ampla, é estimular a formação de público em espaços culturais e turísticos. As redes sociais e demais distrações do mundo atingem com maior intensidade essa geração, que já nasceu na era digital; trazê-la para atividades que enfatizam a presença física em espaços criativos, lúdicos e reais é restaurar sensibilidades que são fundamentais nessa fase da vida”, afirma.