Médica explica quais os cuidados e o que realmente funciona para acelerar o crescimento dos cabelos
A busca por cabelos saudáveis e volumosos é um desejo comum entre muitas pessoas, mas o crescimento capilar é um processo que depende de diversos fatores, como genética, alimentação e cuidados diários. Para aqueles que enfrentam dificuldades com o crescimento dos fios, especialistas recomendam uma série de cuidados e tratamentos que podem ajudar a melhorar a saúde do cabelo e estimular seu crescimento natural.
De acordo com a doutora Fernanda Cassain, médica especialista em tricologia, o primeiro passo para um cabelo saudável começa com o couro cabeludo saudável. Condições como dermatite seborreica, também conhecida como caspa, inflamação, e dificultam o crescimento dos fios, além de causar queda capilar.
“Uma boa higiene do couro cabeludo, que inclui lavagens regulares com shampoos adequados ao tipo de cabelo, ajuda a manter o couro cabeludo limpo e sem inflamação, o que favorece o crescimento saudável dos fios.”
É importante também saber lavar o couro cabeludo: o shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo e massageado gentilmente com a polpa dos dedos, jamais com as unhas. Aliás, coçar o couro cabeludo com as unhas estimula mais as glândulas sebáceas, o que aumenta a oleosidade e, consequentemente, provoca mais inflamação e caspa. Durante o enxágue, o shampoo deve ser retirado completamente.
Outra medida importante é aplicar condicionador no comprimento dos fios e jamais no couro cabeludo.
“Muitos pacientes chegam ao consultório solicitando exames de vitaminas ou a prescrição de suplementos, mas o que muitos não sabem é que algumas vitaminas em excesso, como a vitamina A, podem causar a queda capilar, enquanto outras precisam estar acima do valor de referência”, afirma a médica.
O cabelo é feito com o que sobra do nosso organismo, que vai priorizar os órgãos vitais na utilização de vitaminas e minerais. Por isso, muitos deles precisam estar acima do valor de referência.
A ferritina e a vitamina D precisam estar acima do valor de referência; abaixo disso, o cabelo não vai para frente. A vitamina B12 é importante para a saúde do couro cabeludo.
Já o zinco é o mineral mais importante para a ancoragem dos fios, pois mantém os fios presos no couro cabeludo.
Mas essa suplementação deve ser acompanhada de perto pelo médico, pois, quando feita de forma aleatória, pode trazer prejuízos. Alguns elementos em excesso, como a vitamina A, podem causar queda capilar.
Fernanda também sugere que, para quem sofre com a queda de cabelo ou com dificuldades no crescimento, tratamentos específicos como o uso de tônicos capilares ou o acompanhamento de terapias mais avançadas, como o microagulhamento e o laser, podem ser opções viáveis. “Esses tratamentos atuam diretamente no fortalecimento dos folículos capilares, estimulando o crescimento de novos fios”, afirma.
No entanto, o tamanho do cabelo é determinado geneticamente. “Algumas pacientes chegam ao consultório dizendo que gostariam de ter o cabelo até a cintura, perguntam quais tratamentos estão disponíveis, porém, isso é determinado geneticamente e não há tecnologia que mude a genética que determinou o tamanho do cabelo.” Mas é importante que, mesmo que o cabelo seja curto ou médio, ele seja bem cuidado e saudável.