MAGNA OLIVEIRA MINISTRA OFICINA GRATUITA “HISTÓRIAS DE LÁ E DE CÁ”
Encontros fazem parte do projeto “Histórias que nos habitam: em todo lugar” e acontecem nos dias 8 e 23 de agosto, no Centro Cultural São Geraldo e Centro Cultural Venda Nova, respectivamente.
O projeto “Histórias que nos habitam” oferece nos dias 8 e 23 de agosto, a oficina “Histórias de Lá e de Cá”, ministrada por Magna Oliveira, produtora e contadora de histórias. No dia 08 de agosto, sexta-feira, a oficina acontece das 14h às 17h, no Centro Cultural São Geraldo e no dia 23 de agosto, sábado, das 14h às 17h, no Centro Cultural Venda Nova. As inscrições estão abertas através do link: https://forms.gle/GS6VfetAE59WbVm57. Todas as oficinas contarão com a presença de profissional especializado em acessibilidade que é também intérprete de Libras.
Os encontros serão uma roda de conversa abordando as histórias de lá, em África, e as da diáspora, focando na literatura oral. Também serão abordadas as diversas formas de contação de histórias, inserindo outras técnicas e outras artes da cultura como o teatro, a dança, o canto, trabalhando preâmbulos e finalizações. E ao final, será falado sobre a intermediação de leitura com intelectuais negros da literatura escrita e uma pequena dinâmica.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Sobre Magna Oliveira
Comunicóloga, mestra em educação, contadora de histórias, produtora cultural, curadora do Tiradentes em Cena, produtora da filha, a rapper Sarah Sampp, professora agroecológica e como convidada pelas Ações Afirmativas, leciona disciplinas transversais na FAE/UFMG.
Sobre o projeto “Histórias que nos habitam”
O projeto “Histórias que nos habitam” surgiu em 2018, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, como uma forma de retribuição ao local onde a multiartista e idealizadora do projeto, Jéssica Tamietti, começou, aos onze anos, a sua trajetória artística. Nesta edição, “Em todo Lugar”, outras mulheres foram convidadas para falar e propor vivências a partir do universo da contação de histórias. Serão oferecidas duas oficinas gratuitas a cada mês para jovens e adultos, entre abril e outubro, em quatro centros culturais da capital mineira: Centro Cultural Venda Nova, Centro Cultural Santa Rita, Centro Cultural São Geraldo e Centro Cultural Usina De Cultura.
Serão quarenta e duas horas de formação gratuita e com direito a certificado de participação. O conteúdo dos encontros não é continuado, portanto, os interessados podem escolher quais dias e locais participar. O curso é aberto para todas as pessoas que se interessarem na arte de contar histórias.
SERVIÇO
“Histórias que nos habitam: em todo lugar” De abril a outubro de 2025 “HISTÓRIAS DE LÁ E DE CÁ”Com Magna Oliveira 08/08 (sex), das 14h às 17h, no Centro Cultural São Geraldo 23/08 (sab), das 14h às 17h, no Centro Cultural Venda Nova Inscrições gratuitas pelo site: https://forms.gle/GS6VfetAE59WbVm57Mais informações no Instagram @historiasquenoshabitam |