Lojista do Centro Fashion conquista Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e destaca força da moda nordestina no mercado internacional
Segundo boletim da Sudene, as exportações da região Nordeste aumentaram cerca de 60% entre os anos de 2013 e 2023
A moda nordestina continua ganhando terreno no mercado internacional. No último dia 8 de agosto, a empresária Mary Carvalho, da marca Cor Praiana, sediada no Centro Fashion Fortaleza, foi premiada com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (etapa estadual), na categoria Internacionalização, durante cerimônia no auditório do Sebrae.

O reconhecimento à Cor Praiana faz parte de um cenário mais amplo de crescimento exportador no Nordeste. De 2013 a 2023, as exportações da região aumentaram cerca de 60%, um desempenho superior ao crescimento médio nacional (48%), segundo boletim da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Esse impulso abre caminho para que produtos com valor agregado, como a moda, ganhem protagonismo fora do Brasil.
Fundada três meses após a inauguração do Centro Fashion, em 2017, a Cor Praiana se destacou por traduzir em biquínis, cangas autorais e versáteis, que podem ser usadas como saia, kimono ou bolsa de praia, a energia vibrante do litoral cearense. Seu processo de internacionalização, apoiado pelo programa Centro Fashion Empreendedor e pelo Sebrae, inclui participação em feiras, consultorias, rodadas de negócios e uma experiência de networking em Lisboa com empresárias lusófonas. Em 2024, tornou-se uma das 12 marcas que compõem o programa “Elas Globais”.
Desde então, conquistou o primeiro pedido internacional, oriundo das Filipinas, e continua recebendo novos pedidos de clientes estrangeiros, seja por redes sociais ou pela circulação de turistas no pólo de moda. “Esse prêmio é uma prova de que a moda nordestina tem lugar no mundo. Com apoio do Centro Fashion Empreendedor e do Sebrae, construímos estrutura, visibilidade e confiança para internacionalizar nossa marca, sem perder a nossa identidade cultural”, afirma Mary Carvalho, idealizadora da Cor Praiana.
Complementando essa perspectiva, um estudo recente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, divulgado em julho de 2025, destaca como produtos com identidade regional, entre eles moda praia, têm alcançado destaque no mercado externo. No primeiro semestre de 2025, o Ceará exportou US$ 4,1 milhões em maiôs e biquínis femininos, destinados a mercados como Estados Unidos, Portugal e França.
“A vitória da Cor Praiana evidencia o impacto transformador do Centro Fashion. Nosso compromisso vai além do varejo: queremos estruturar, formar e projetar os lojistas nordestinos para o mundo”, destaca Charles Santiago, superintendente do Centro Fashion Fortaleza.
Com mais de 4 mil pontos comerciais, o Centro Fashion consolida-se como empreendimento estratégico para transformar a criatividade local em oportunidades globais, fortalecendo o papel do Ceará como importante polo exportador e promotor da moda nordestina.
SERVIÇO:
Centro Fashion Fortaleza
Horário: Terça à Sábado, de 9h às 19h
Local: Av. Filomeno Gomes, 430 – Jacarecanga, Fortaleza