Nacional

Jornalista inglês desaparece na Amazônia

O jornalista inglês Dom Philips desapareceu neste domingo, ao fazer uma visita agendada a uma comunidade na Amazônia. Ele colabora com o jornal inglês The Guardian e juntamente com ele estava o indigenista Bruno Araújo Pereira, que faz parte da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Os dois estavam em uma viagem pelas comunidades na Amazônia desde o dia 3 de junho. O desaparecimento foi na volta da viagem, quando eles estavam passando pelo vale do Javari, indo da comunidade de São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, há pouco mais de 130 km de Manaus.

Dom Philips estaria indo de encontro a aldeias indígenas que tem sofrido ameaças dos exploradores da região, para coletar mais informações. Nesse sentido, o objetivo do jornalista é escrever um livro sobre o assunto. Bruno estaria indo junto com ele, por ser conhecedor da região e das aldeias.

Há informações de que o barco no qual eles estavam tinha combustível suficiente para realizar a viagem jornalista está no Brasil desde 2007 e faz pesquisa e dos biomas brasileiros. Em 2018, Dom Philips assinou uma reportagem sobre a descoberta de comunidades completamente isoladas, e Bruno Araújo também fez parte dessa pesquisa .

Corpos são encontrados sem identificação.

Segundo a União das organizações Indígenas do Vale do Javari, Bruno e Dom Philips já sofriam ameaças por lutarem pelo território dos povos indígenas. As ameaças seriam feitas por garimpeiros e donos de empresas que querem explorar as terras demarcadas.

De acordo com a esposa do Bruno, em entrevista à CNN, o indigenista tem grande conhecimento do território e a expedição estava sendo acompanhada com monitoramento via satélite.

Em nota oficial, a Polícia Federal disse que” já está acompanhando e trabalhando no caso referente ao desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira, Da Fundação Nacional do Índio. E do jornalista inglês Dom Philips, colaborador do The Guardian, que desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, quando faziam o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael até a cidade Atalaia do Norte. As diligências já estão sendo empreendidas e serão divulgadas oportunamente.

Nesta terça-feira(07) foi enviada uma equipe com cerca de nove policiais de diferentes especialidades para ir em busca à dupla. O consulado britânico que fica em Brasília declarou que está acompanhando as investigações e dando total assistência à família do jornalista.

Leia mais…

Polícia Federal diz não haver provas no caso Yanomami

: Jornalista inglês desaparece na AmazôniaPacto pluripartidário Muda Brasília é consolidado em reunião com Paulo Roque do Novo e Reguffe do União Brasil.

: Jornalista inglês desaparece na AmazôniaFuncionários da Amazon estão entrando em burnout

: Jornalista inglês desaparece na Amazônia

Família do jornalista faz apelo

Paul Sherwood, cunhado de Dom, fez apelo no twitter, pedindo que o governo brasileiro enviasse toda força possível para encontrar o jornalista. Um dos seguidores respondeu logo abaixo:”Tenho medo que o Brasil apenas finja que está fazendo alguma coisa. Infelizmente, o Brasil do governo Bolsonaro aprova esse tipo de at. O Brasil não é mais uma democracia real e nã é mais um lugar seguro para se estar.” Paul ainda pediuem sua rede social que aumentem a pressão sobre o Brasil para que dom seja encontrado.

jornalista inglês
Foto:reprodução/ print Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *