Internet 5G chega em SP
A internet móvel de quinta geração, o 5G, chegou em São Paulo nessa quinta-feira (4). Assim, é marcada uma nova fase para a tecnologia de internet móvel, depois de mais de 9 anos após a chegada do 4G. Dessa forma, uma nova experiência na navegação de internet, processamento de dados e informação será concebida a consumidores e prestadores de serviço.
Veja mais: Morre Jô Soares aos 84 anos
Nesta terça-feira (2), foi convocada uma reunião pelo conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Comunicações), Moisés Queiroz Moreira. A reunião da Gaispi teve como uma das pautas a formalização da liberação da internet 5G.
As operadoras Claro, Vivo e Tim são as atuais fornecedoras da tecnologia na capital. O trio surpreendeu ao espalhar quase o dobro das antenas exigidas pela Anatel pela cidade de São Paulo. Busca-se por parte delas uma posição de referência nesse mercado que está só começando, portanto o máximo de cobertura possível, e com o melhor desempenho, foi priorizada.
De acordo com as regras estabelecidas pela Anatel, o mínimo de antenas para cada operadora seria de 1 para cada 100 mil habitantes. Na capital, daria cerca de 154 antenas por operadora. As três deveriam, portanto, instalar um total de 462. Contudo, as empresas já pediram permissão para instalar 892 antenas.
São Paulo é a quinta cidade do país a ter acesso a internet móvel de quinta geração, sendo a primeira a capital de Brasília e em seguida, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Goiânia, Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro serão as próximas a usufruir da tecnologia, mas não há uma data específica.
O que é a tecnologia 5G?
A tecnologia 5G é uma evolução de seus antecessores, o 3G e o 4G. É uma tecnologia de rede de internet móvel. Ou seja, não é aplicável somente em um ponto específico, como o Wi-Fi. Assim, a internet móvel pode ser utilizada em qualquer lugar que tenha sinal de antena de sua respectiva operadora.
A tecnologia 5G promete uma velocidade maior de uploads e downloads, junto a conexões com baixa oscilação, tornando, por exemplo, atividades cotidianas que dependem da internet sejam executadas com mais eficiência.
Veja mais: CEUB oferece curso de informática gratuito para idosos
Enquanto abre oportunidades para novos aplicativos e serviços, jogos e plataformas que demandam mais performance podem ser executados com uma maior facilidade e melhor aproveitamento. Mesmo ressaltando que a tecnologia 5G está no começo, até que chegue em sua fase final pode vir a demorar um tempo, no entanto é esperado que o cotidiano com tal tecnologia será o novo normal, assim como foi com o 4G.
Veja mais: As 4 seleções do grupo D na copa do Catar