Iguatemi Bosque recebe exposição gratuita que permite jogar em 53 anos de história dos videogames
Exposição que resgata mais de 450 consoles de todas as gerações, além de trazer primeiro videogame fabricado no mundo e lançamentos recentes
O shopping Iguatemi Bosque recebe, entre os dias 13 e 28 de setembro, a exposição 53 anos de Videogames, do Museu do Videogame Intinerante. Com entrada totalmente gratuita e aberta ao público, o evento levará mais de 450 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de trazer Palco Just Dance, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch 2, PlayStation VR2, entre outras.
O Museu do Videogame Itinerante, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano e já passou por 19 estados brasileiros, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Já em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.
A exposição interativa resgata mais de cinco décadas de história da evolução dos videogames. Segundo o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).
Um dos diferenciais da atração é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.
Além das ilhas de antigos, o público também vivencia as novas gerações de consoles. Os visitantes podem conhecer e jogar lançamentos do PlayStation 5 e Microsoft Xbox Series. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. Series. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. Outra área de destaque é a do PlayStation VR 2, tecnologia de realidade virtual lançada pela PlayStation no mundo que permite uma imersão ainda mais impressionante.
Nintendo Switch 2 e Arcades
Uma das novidades desta etapa do Museu do Videogame Itinerante é o recém-lançado Switch 2, o console híbrido da Nintendo que permite jogar como portátil ou console de mesa. Entre as diversas novidades, o Switch 2 traz um novo Joy-Con, que agora se conecta de forma magnética no console, além da presença de um botão C, capaz de acessar o GameChat, função que promove chat em tempo real, com voz e vídeo – câmera vendida separadamente. O novo console tem tela maior e armazenamento de 256GB, também mais rápido, duas portas USB-C, função mouse para os controles, entre outros incrementos.
O Switch 2 tem melhor qualidade visual, com efeito HDR para jogos e gráficos de resolução máxima de 4K. Diversos games foram confirmados, entre novos e retornantes: Mario Kart World, The Duskbloods, Hades 2, Donkey Kong Bananza, Drag and Drive, Kirby Air Riders, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Cyberpunk 2077, Final Fantasy Remake Intergrade, Pokémon Legends Z-A, Metroid Prime 4: Beyond Borderlands 4, entre outros.
Para os saudosistas da época dos fliperamas, esta etapa do Museu do Videogame Itinerante trará também máquinas arcades com clássicos como Mortal Kombat, The King of Fighter, Street Fighter, entre outros.
Just Dance e Cosplay
Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, outra atração no evento será o palco movimento. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso de dança e faturar brindes e prêmios.
Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.
Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta seguir o Instagram @museudovideogameoficial.
SERVIÇO:
Museu do Videogame Intinerante – Especial 53 anos de videogames
Data: 13 a 28 de setembro
15h às 21h (segunda a sábado) – 14h às 20h (domingo)
Iguatemi Bosque – Praça Arvoredo (próximo à Magazine Luiza)
Evento gratuito