DestaqueEsportes

Futebol feminino: Show de solidariedade no litoral paulista

Nesse sábado (30), acontecerá o jogo beneficente do time de futebol feminino da OAB de Caraguatatuba. O jogo será na Arena Caiçara e contará com a presença de outro timaço das meninas do Batom na Chuteira. O intuito é arrecadar leite em pó para famílias em vulnerabilidade social na cidade. Todas as doações irão para o Fundo Social da prefeitura de Caraguatatuba.

Jogo amistoso Beneficente
Foto: Reprodução/OAB Caraguatatuba
Leia em seguida: VMA 2022: Confira a lista dos indicados a premiação

Tudo começou com a Dra. Gislaine Carvalho, e a amiga dela, a Márcia. De início elas queriam somente se divertir e reunir as amigas para bater uma bolinha. Dessa forma começou o time Batom na Chuteira .Elas jogam toda segunda-feira na Arena Caiçara. E o time começou a crescer.

As advogadas da OAB começaram a se interessar e quiseram participar dos jogos também. Assim, se iniciou o time de futebol feminino da OAB, que tem seus dias de treino às terças-feiras no mesmo local. Ao todo são cerca de 50 mulheres praticando o esporte regularmente.

A subseção de Caraguatatuba possui 713 advogados inscritos, sendo que, mais da metade desses, são mulheres. Aproximadamente 10 por cento do total de advogadas inscritas estão participando do time de futebol hoje.

Projeto Mulher no futebol é gol

As meninas estão recebendo todo o suporte e apoio da OAB -São Paulo, através de um projeto da CAASP (Caixa de Assistência aos Advogados de São Paulo). A entidade tem o projeto “Mulher no futebol é gol”. Através desse projeto, elas conseguem custear o aluguel da quadra onde acontecem os jogos e os materiais esportivos. Além disso, elas ganharam todos os uniformes para o jogo de hoje.

A ideia de fazer esse jogo beneficente foi da Dra. Gislaine, ou Lalá como é carinhosamente chamada por todos. Ela disse que o objetivo é reunir os dois times – Batom na chuteira e OAB- para confraternizar e também ajudar o próximo.

Time Batom na Chuteira (Foto: Reprodução/OAB Caraguatatuba)

Leia em seguida no site: Copa do Catar e a seleção do grupo B

A dra. Gislaine também comentou a importância do esporte na vida de tantas mulheres. Segundo ela, muitas não praticavam nenhuma atividade física, antes desses encontros. “A maioria era sedentária, nunca nem participaram de nenhum esporte e se encontraram no futebol. Para muitas é acreditar nelas mesmas, que é possível”, disse ela.

Além da prática esportiva, que faz bem para o corpo, é importante lembrar que a saúde mental também agradece. A reunião em grupo é benéfica para nos sentirmos parte da sociedade. Nesses jogos, uma cuida da outra, se alegram juntas, passam um tempo de construção de amizade e companheirismo.

futebol fem,inino dando show de solidariedade
Time feminino da OAB ( Foto: Reprodução/OAB Caraguatatuba)

Futebol feminino é uma ferramenta contra o preconceito

Por muito tempo, se acreditou que futebol era ‘coisa de homem’. Entretanto nós temos visto que cada vez mais é um terreno que as mulheres vem conquistando. Sendo o país da mulher que foi eleita a melhor jogadora do mundo por seis vezes, a nossa Marta, a modalidade poderia estar mais evoluída.

Entretanto aos poucos as meninas vão ocupando o seu lugar de destaque. Para entender melhor esse processo, o Notícia Séria Brasil conversou com o Especialista em Metodologia de treinamento de Futsal e professor de educação física Bruno de Queiroz Costa que vai trazer para nós o panorama da modalidade: