Faseh marca Luta Antimanicomial com desfile em Vespasiano
Professores, alunos e comunidade são convidados a participar da iniciativa de conscientização na próxima sexta-feira (16/05)
Antecipando as celebrações do Dia Nacional de Luta Manicomial (18 de maio), o Comitê de Voluntariado do curso de Medicina da FASEH participa do Desfile da Luta Antimanicomial, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o professor de medicina da instituição e coordenador da iniciativa, Luis Tonaco, o objetivo do Desfile é promover a conscientização da sociedade sobre os direitos das pessoas com sofrimento psíquico. “Vamos defender o cuidado em liberdade e a substituição dos modelos de internação psiquiátrica por práticas de atenção psicossocial humanizadas, comunitárias e inclusivas”, diz.
A iniciativa é da Prefeitura de Vespasiano. Qualquer pessoa que defenda a causa pode participar do ato que valoriza a ampla participação da sociedade civil, dos usuários dos serviços de atenção psicossocial, dos trabalhadores da saúde e dos gestores públicos.
“A presença dos estudantes dos cursos da área da saúde, em especial Medicina e Psicologia é relevante para nossa instituição. Essa vivência contribui para uma formação integral, comprometida com os princípios da Reforma Psiquiátrica e com a construção de uma atenção em saúde mental mais humana, crítica e inclusiva”, finaliza o professor.
Serviço
Desfile da Luta Antimanicomial
📍 Ponto de encontro: Estacionamento secretaria saúde (Rua dona Mariana da Costa 341 Antiga rodoviária)
🕐 Horário: 9h
👕 Traje: Blusa Branca
Sobre a Faseh
A Faseh – integrante do Ecossistema Ânima, está localizada no município de Vespasiano, no Vetor Norte, área em expansão da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tem como missão educar, produzir e socializar o saber universal a partir do Ensino, Extensão e Pesquisa, visando contribuir para o desenvolvimento de um cidadão crítico e ético e oferecer a mais alta qualidade de ensino para formar profissionais preparados para o mercado de trabalho. A faculdade tem como carro-chefe o curso de Medicina que recebeu nota 5 do MEC, estando entre um seleto hall de instituições de Ensino Superior que têm a pontuação máxima no curso.