Estudantes de escolas públicas vão produzir pela 1ª vez um curta de animação
Julho, mês de férias escolares, é tempo de descanso e diversão para muitos estudantes. Mas, enquanto alguns aproveitam o período para brincar, há aqueles que escolhem usar esse tempo para adquirir novos aprendizados. É o caso de 20 estudantes de escolas públicas que, pela primeira vez, produzirão um curta-metragem de animação, cuja estreia será na noite de abertura do 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, dia 20 de setembro.
Os 20 estudantes – e quem sabe, futuros cineastas – foram selecionados dentre 100 participantes da primeira fase do projeto Compartilha Animação, realizado em Fortaleza no mês de junho, em cinco escolas públicas municipais e estaduais. O projeto integra a rede de ações de responsabilidade social da Enel Ceará, em parceria com a Associação Cultural Cine Ceará.
A produção do filme acontecerá de 07 a 11 e de 14 a 18 de julho, das 7h30 às 17h, na sede da Associação Cultural Cine Ceará. Os 20 alunos terão aulas teóricas e práticas, com acesso a equipamentos e softwares utilizados por grandes estúdios cinematográficos. Nessa fase do projeto, os participantes vão criar roteiro, personagens, cenários e vão colocar a mão na massa para produzir a animação quadro a quadro do curta-metragem, que terá como tema “Segurança da População: Comportamento e Uso da Energia Elétrica”. A produção do filme, que deverá ter até cinco minutos de duração, contará com a orientação do cineasta Telmo Carvalho, que é especialista em Cinema de Animação.
Na noite de estreia do filmes, na abertura do 35º Cine Ceará, os 20 alunos vão estar na plateia do Cineteatro São Luiz, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Na ocasião, os jovens realizadores do curta vão subir ao palco para cada um deles receber o seu certificado.
Exibição gratuita em Aquiraz
Para marcar o encerramento do projeto Compartilha Animação, no dia 1° de agosto, às 18h30, haverá exibição gratuita de um filme na Praça da Igreja de São Pedro Apóstolo, na Praia do Iguape, em Aquiraz.