Especialistas explicam a importância do registro de marca para assegurar novos negócios em 2026
INPI recebeu mais de 400 mil pedidos de registro de marca em 2023, um aumento de 143% em relação a 2013
Com a chegada de 2026, muitas pessoas traçam inúmeras metas e uma delas é abrir um novo negócio. O que muitos empresários não se atentam é que além da importância de ter conhecimento, gestão e alinhar os serviços prestados por aquela empresa, esses empreendedores precisam assegurar os seus negócios por meio do registro de marca. Com isso, a marca garante o uso exclusivo do nome, logotipo ou slogan, protege o investimento em branding, entre outros benefícios. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em 2023 o órgão recebeu 402.460 pedidos de registro de marca, um aumento expressivo de 143% em relação a 2013, período em que essa solicitação era de aproximadamente 165 mil registros.
“O quanto antes o empresário buscar esse serviço do registro de marca, melhor, pois esse registro assegura os investimentos feitos em marketing e estrutura da própria marca. Embora os dados mostrem essa crescente nas solicitações dos pedidos, o cenário ainda é de desconhecimento sobre o tema, o que possibilita a desinformação de muitos empresários. Pela a minha experiência, acredito que um dos grandes desafios no nosso trabalho, é informar, educar esses empreendedores sobre a importância do registro de marca”, comentou o CO-Founder da Green Safe, empresa especializada em registro de marcas, Pedro Freitas.
O que explica o crescimento desses pedidos?
Podemos citar inúmeros fatores que explicam esse crescimento do número de pedidos de registro de marcas no país. Alguns deles são: a facilidade no processo de registro, com a digitalização dos serviços do INPI e adesão ao Protocolo de Madri, permitindo a proteção de marcas em mais de 120 países com um único pedido. A profissionalização dos pequenos negócios, que começaram a investir mais em branding e diferenciação no mercado. O crescimento do e-commerce e do marketing digital, que aumentaram a exposição de marcas e também o risco de cópias. E para finalizar, um dos fatores também são ações de conscientização feitas por entidades como o Sebrae e escritórios especializados, reforçando que o registro de marca é uma forma de proteger o patrimônio.
“As mudanças no registro de marca em 2025 foram benéficas para esse crescimento, sendo uma das principais mudanças a unificação das taxas. Antes, o empresário pagava uma taxa na entrada do pedido e outra após o deferimento. Hoje, o processo passou a contar com uma única taxa, trazendo mais previsibilidade e eliminando a preocupação de pagar um novo valor ao final do processo. Além disso, a modernização do sistema e o aumento nos pedidos mostram que os empresários estão mais atentos à importância de proteger suas marcas”, acrescentou o advogado especialista em direito empresarial e propriedade intelectual, Vinícius Silva.
Quais são os prejuízos de não registrar uma marca?
Mesmo com esse aumento dos pedidos de registro de marca, ainda temos aqueles negócios que não compreendem os possíveis prejuízos quando adiam esse registro. O advogado especialista em propriedade intelectual e CO-Founder da Green Safe, Vinícius Silva, exemplifica esses prejuízos:
“O maior risco é perder o direito sobre a própria marca, já que no Brasil a prioridade é de quem registra primeiro. Isso pode gerar troca de nome, perda de identidade, prejuízos financeiros e até disputas judiciais. Além disso, marcas sem registro enfrentam uma maior dificuldade para crescer e firmar parcerias”.
Abertura de novas empresas no Ceará
Visando o cenário econômico do estado do Ceará, segundo dados da Jucec (Junta Comercial do Estado do Ceará), no período de junho de 2024 a junho de 2025, o Ceará teve aumento expressivo na abertura de novas empresas, totalizando 166.942 iniciativas empresariais.
Sobre a Green Safe
A Green Safe é uma empresa especializada em registro e proteção de marcas, com dois anos de atuação no mercado, apresentando uma cartela de clientes por todo o Brasil, assessorando empresas de diferentes portes na proteção de seus ativos de marca. A empresa cresce de forma exponencial a cada ano, consolidando-se como referência em registro de marcas em Fortaleza.
Seu diferencial está na transparência, sem cobranças adicionais, e na dedicação total a cada processo, tratado como se fosse próprio. A Green Safe cuida de toda a burocracia, permitindo que o empresário tenha uma preocupação a menos no dia a dia. Além disso, a empresa conta entre seus sócios com um advogado especialista em Direito Empresarial, o que garante maior respaldo jurídico e a possibilidade de atuação além do extrajudicial, se necessário.
Melhores informações: @greensafe.registrodemarcas
Assertiva Comunicação – Assessoria de Imprensa
Jordan Vall – (85) 99421-4543
E-mail: atendimento@assertivacomunicacao.com
Instagram: @assertiva_comunicacao
Site: assertivacomunicacao.com

