DestaqueEducação

Enem: MEC irá atualizar os padrões segurança

A portaria, publicada nesta segunda-feira(4) no Diário Oficial da União, prevê a revisão dos padrões de segurança para evitar gestões de risco na realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A atualização será realizada em 2024.

Dia dos candidatos ao Planalto.
O Enem é partido em quatro partes (Foto: Reprodoução/Guia do Estudante)

O MEC criou o Comitê de Governança do Enem para assessorar  e garantir a previsibilidade, a transparência e o aperfeiçoamento contínuo da avaliação.

O grupo deverá se reunir a cada trimestre, ou sempre que houver necessidade. A participação dos membros do colegiado será considerada prestação de serviço público relevante e não remunerada.

Novas regras do Consignado é aprovado

O Comitê do Enem será composto por 12 membros, e dentro das suas atribuições estão:

I – Monitorar o plano de ação para implementação do Enem;

II – Incentivar e promover iniciativas que busquem aplicar as melhores práticas de governança;

III – Propor mecanismos de gestão de riscos, de privacidade, de governança de dados, de comunicação e de outros temas que possam impactar a aplicação do exame;

IV – Monitorar as matrizes dos instrumentos do Enem;

V – Acompanhar as atividades a serem desenvolvidas para a aplicação da prova;

VI – Solicitar a elaboração de estudos técnicos para subsidiar a implementação e seu aprimoramento;

VII – Instituir ou extinguir comitês ou grupos de trabalho para discussão de temas específicos; e

VIII – Elaborar regimento interno, por meio de portaria do ministro da Educação.

Provas do Enem 2022

A avaliação está marcada para os dias 13 e 20 de novembro. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.

Demi Lovato fala sobre autoimagem
Enem está marcado para novembro (Foto: Reprodução/Rede Brasil Atual)

O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Sendo assim, cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.