Elon Musk é Processado Pelo Twitter
A rede social Twitter anunciou que abrirá um processo judicial contra o bilionário Elon Musk. Apesar de ter tentado adiar o julgamento, isso não foi possível. A data para a sua iniciação foi marcada para Outubro.
O motivo do processo estaria relacionado com questões contratuais, difamação da imagem da empresa e manipulação de mercado.
Veja mais: Tecnologia de microscópio virtual é implementada no CEUB
O dono da Tesla e da SpaceX mostrava pretensão de comprar a empresa em abril. Ele já detinha 9% da empresa antes de realizar a oferta. Elon Musk até mesmo assinou um acordo de fusão favorável ao vendedor. A compra teria o valor de 44 bilhões de dólares, no total. Esse assunto movimentou a internet por diversas semanas.
Durante um certo período após a oferta, alguns procedimentos foram feitos. Elon Musk fez certas demandas para o Twitter, analisando a rede social. Em sua conta criada na mesma, sempre brincava sobre a futura compra.
No entanto, as coisas começaram a mudar quando o bilionário anunciou que iria adiar a compra. Apesar de tudo, ele alegou que se mantinha comprometido a prosseguir com o acordo. Ainda assim, recentemente seu recuo quanto a obtenção da rede social foi definitivo, não havia mais interesse por parte do bilionário.
Logo após, o Twitter então anunciou que entraria com um processo contra Elon Musk.
Motivos do Twitter estar processando Elon Musk
A justificativa de Elon Musk para a desistência da compra seria por falta de informações. De acordo com ele, o Twitter não afirmou adequadamente sobre as projeções financeiras e nem o número de contas falsas na plataforma.
No período em que ainda havia pretensão de compra, Elon Musk também divulgou certos dados da empresa. Ainda sobre a pauta de contas fakes, ele alegou que havia uma quantidade muito maior do que a empresa afirmava (5% do total das contas). Essa informação vazou em um tweet que ele fez respondendo a um usuário.
Veja mais: Transparência internacional divulgou carta endereçada aos embaixadores
Em contrapartida, o Twitter acusa Musk de quebrar certas condições do acordo assinado. Além disso, a empresa interpretou toda a ação como uma forma de difamação e manipulação de mercado.
“Tendo montado um espetáculo público para colocar o Twitter em cena, e assinado um acordo de fusão favorável ao vendedor, Musk aparentemente acredita que ele – ao contrário das outras partes sujeitas à lei contratual de Delaware – é livre para mudar de ideia, zombar da empresa, prejudicar suas operações, destruir valor aos acionistas e ir embora”, disse a empresa no processo.
Veja mais: Pequenos gênios no quadro do programa Domingão
Apesar de Elon Musk ter tentado adiar a disputa judicial para fevereiro de 2023, isso não ocorreu. Uma juíza de Delaware, a responsável pelo caso, marcou o julgamento para outubro. Ela afirma que essa questão precisa ser solucionada, pois prejudica os vendedores.